INSS fornecerá salário-maternidade automaticamente após registro do bebê

9 de fevereiro de 2018 - Por

salario-maternidade

quem ama, compartilha!

Uma boa notícia para as mamães que têm direito ao salário-maternidade: a partir de agora, será possível receber o benefício automaticamente após o registro do bebê. A iniciativa faz parte do pacote de modernização do sistema de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), e funcionará de forma integrada com os cartórios de registro civil.

Para ter acesso a ele é simples. Quando o pai ou a mãe da criança for até o cartório registrá-la, os dados serão repassados ao INSS e o benefício será liberado logo em seguida. A mudança tem o objetivo de diminuir as filas nas agências do órgão e facilitar o acesso a um benefício tão importante. Mas fique atenta, pois isso só será possível se o cartório onde a criança for registrada enviar os dados da Certidão de Nascimento para o Sistema Nacional de Informações do Registro Civil (SIRC).

Têm direito ao salário-maternidade contribuintes individuais, Microempreendedoras Individuais (MEI), empregadas domésticas, segurada empregada e desempregada, trabalhadora rural e mulheres que optaram pela adoção – em cada caso há especificações próprias. Os requisitos para conseguir o benefício podem ser consultados no site do INSS.

mae-salario

Modernização também atinge outras áreas

A modernização do sistema do INSS também irá beneficiar pessoas em processo de aposentadoria por Idade e por Tempo de Contribuição. Desde setembro de 2017, o interessado não precisa mais ir à agência do órgão para formalizar o pedido. A promessa é de que, durante o ano, outros serviços também poderão ser feitos dessa forma.

No novo modelo de agendamento, o segurado que possuir todas as condições necessárias deve entrar em contato com INSS pela internet ou telefone – através da Central de Teleatendimento 135 – e dar entrada no pedido de requerimento. Uma vez estando todas as informações corretas, o benefício é concedido automaticamente. Até o fim de janeiro, foram disponibilizadas 200 Aposentadorias por Idade de forma automática, segundo informações do INSS.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

12 de julho de 2019

Muitas mulheres que desejam fazer laqueadura têm seu pedido negado. Veja quais são os requisitos legais para realização do procedimento.

comprinhas-desnecessarias-coisas-de-bebe

11 de junho de 2019

Mães de primeira viagem não precisam comprar um trocador ou bolsa de maternidade. Carol Sandler mostra outros itens desnecessários para você economizar.

congelamento-de-ovulos-quanto-custa-preco-01

29 de março de 2019

O congelamento de óvulos é uma solução para quem quer ser mãe, mas não agora. Mas quanto custa? Como juntar esse dinheiro? Vale a pena parcelar? Descubra!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas