Investimentos: 5 erros comuns de quem acredita que sabe demais

22 de setembro de 2018 - Por

erros-investidores

quem ama, compartilha!

Para investir bem, você precisa pesquisar e ler bastante para tomar decisões corretas. No entanto, tanto conhecimento pode acabar subindo à cabeça de algumas investidoras, que confiam demais no seu taco e acabam fazendo besteira. Para que isso não aconteça com você, reunimos a seguir os maiores erros de investidores “sabe-tudo”. As dicas são de Daniela Casabona, assessora financeira da FB Wealth.

1) Diversificar do jeito errado

Já falamos por aqui que é importante diversificar os investimentos, assim, você protege seu patrimônio e tem a chance de obter maiores rendimentos. É aqui que investidores sabichões pecam: eles diversificam sem saber se estão no momento certo para isso, só porque ouviram falar que “é bom diversificar.”

Antes de espalhar seu patrimônio, é importante formar sua reserva de emergência. Aqui ensinamos o passo a passo para diversificar os investimentos do jeito certo.

2) Atirar-se nos investimentos da moda

paola--bracho-dinheiro-pra-me-divertir

Achar que pode ganhar dinheiro fácil é um erro crasso – e pode causar distorções econômicas de ordem mundial. Foi o caso dos bitcoins. Como muitos especuladores e a mídia estavam citando o tema exaustivamente, investidores inexperientes – mas que se julgavam muito espertos – acabaram investindo massivamente, gerando o que muitos estudiosos acreditam ser uma bolha especulativa. Todo cuidado é pouco!

3) Errar o timing do investimento

Um dos maiores erros de investidores sabichões é se sentirem prontos para encarar as aplicações, mas não saberem sequer o momento certo de negociar seus ativos. Um exemplo? Comprar ações na alta e vendê-las em qualquer sinal de baixa. Quem tem olhar treinado e sangue frio sabe resistir às intempéries da Bolsa e identifica os momentos certos para comprar e vender – e não é só um pouquinho de pesquisa que a fará ter esse feeling, aprimorar o timing de investimento demanda dedicação e estudo.

4) Não conhecer o gestor de seu fundo

Se você investe em fundos, seja qual for, precisa conhecer seu gestor e as estratégias que ele adota – afinal, essa pessoa é responsável por cuidar do seu dinheiro. Se ele adotar estratégias inadequadas, quem sai no prejuízo é você. Antes de investir sua grana em algum fundo, pesquise bastante sobre o nome por trás dele.

5) Ou desvalorizar o trabalho desse gestor

Ele não está lá por um acaso e, acredite: se você não é uma expert, correrá riscos desnecessários se tentar fazer alguns investimentos por conta própria, principalmente os de renda variável. “Enxergar o serviço especializado como um gasto e não como um investimento é um erro primário de quem não sabe ou não que fazer conta. O prejuízo causado pela falta de planejamento correto sempre será grande, seja em função da perda de dinheiro ou quanto se deixou de ganhar”, finaliza Casabona.

Fotos: Fotolia, TENOR e Reprodução/Internet

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

juros-compostos-calculo-formula

15 de janeiro de 2019

Juros sobre juros, sobre juros… Se isso parece ruim, você PRECISA aprender como os juros compostos podem te deixar mais rica! Veja aqui como!

debentures-o-que-e-como-investir-01

7 de janeiro de 2019

As debêntures foram campeãs de emissões em 2018. Mas o que são debêntures? Como investir nelas? Debêntures são seguras? Tire essas e outras dúvidas aqui!

melhores-investimentos-2019

4 de janeiro de 2019

Entre os melhores investimentos estão ações e fundos multimercado. Mas e quem não sabe investir em ações? Veja outras opcões para ganhar dinheiro em 2019!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas