Passo a passo para começar a investir com pouco

22 de julho de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Quem não investe ou sabe pouco sobre o mercado financeiro tem a ideia – errada – de que investir é só para pessoas ricas! Isso é um grande erro. Qualquer pessoa – independente da classe social – pode começar a fazer aplicações e fazer o seu dinheiro render.

Mas também não tem milagre, né? Se estiver endividada, vai ser difícil dar o start. Resolva uma coisa por vez. Primeiro suas dívidas, depois organize suas finanças e por fim passe a investir. É um trabalho duro, mas que recompensa. Só assim seus sonhos se tornarão realidade.

Para provar que qualquer pessoa pode investir, confira quais são os passos para ser uma investidora de sucesso – sendo rica ou não.

Fique organizada: A decisão de começar é importante, mas você está preparada para isso? Você só vai saber se fizer uma planilha e entender para onde o seu dinheiro está indo. No começo pode parecer trabalhoso, mas no segundo mês vai ficar viciada. Para acertar no investimento você precisa identificar também qual é o seu perfil de investidora.

Poupe mais: Quanto mais sobrar do seu salário, mais poder de investimento terá. E para poupar mensalmente não tem segredo – tem que parar de gastar com besteira! Uma forma simples de fazer isso é na hora que recebe seu salário. Assim que o dinheiro cair na conta, tire uma parcela para investir. Desta forma, você ganha disciplina!

Leia tudo: Está interessada em Tesouro Direto? Quer começar a aplicar seu dinheiro na bolsa de valores? Ótimo! Para fazer o negócio certo tem que saber onde está se enfiando. O melhor jeito disso é estudar e ler o máximo que puder. Vale ler tudo, blogs, livros, revistas. Quanto mais informações tiver, melhor! Se precisar, tente conversar com alguém entendido no assunto

Liberte-se dos medos: Existem diversos tabus em torno do mercado de investimentos. Um deles é que só pessoas ricas investem. Para começar você precisa estar com a cabeça livre disso e aberta para acertos e erros. Comece com o que entende mais, conforme for pegando experiência, arrisque-se mais.

Invista, independente do valor: Para alguns investimentos é necessário ter uma quantia inicial. Mas se você não tiver isso, não quer dizer que não dá para fazer. Até com R$ 50 mensais você faz seu dinheiro render. Viu só como o o mercado de investimentos não é um bicho de 7 cabeças?

 

De que você tem mais medo ao investir? 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

17 de julho de 2019

A rentabilidade é uma dúvida frequente das investidoras, mas agora que você sabe o que é CDB, LCI, LCA, CDI, e também já aprendeu tudo sobre Tesouro Direto e Tesouro Selic, chegou a hora de descobrir como comparar a rentabilidade do seu investimento. O primeiro ponto a entender é que enquanto o Tesouro Selic e […]

15 de julho de 2019

Poupar para o futuro pode ser desafiador. Esta regra pode ajudá-la a saber se está no caminho certo ao planejar a aposentadoria.

11 de julho de 2019

Você decidiu fazer um investimento em renda fixa, mas está confusa com a sopa de letrinhas de CDB, LCI e LCA? Calma! Não fique apavorada, porque é muito fácil e vamos te ensinar tudo que você precisa saber para investir. A renda fixa é uma aplicação segura e o primeiro passo para quem deseja embarcar […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas