Juros

Remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. Quando um poupador aplica seu dinheiro no banco, ele na verdade está emprestando o dinheiro ao banco, e recebe em troca uma taxa de juro. O mesmo acontece quando compra um título do governo – este, aceita pagar juros em troca do dinheiro que levanta com a venda. A lógica é a seguinte: se você vai emprestar dinheiro para uma amiga, quer dizer que vai ficar sem esse dinheiro para usar quando quiser. Então você aceita fazer o empréstimo se a sua amiga te pagar algo sobre o dinheiro que você emprestou. Essa é a taxa de juros. O mercado trabalha com juros prefixados (valor da taxa é conhecido no momento da aplicação) e pós-fixados (valor da taxa é conhecida no final da aplicação). A taxa é expressa como um percentual sobre o valor emprestado.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

Carol Sandler

Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

close