Levantou uma grana extra na Páscoa? Saiba o que fazer com esse dinheiro

Levantou uma grana extra na Páscoa? Saiba o que fazer com esse dinheiro

O fim de semana mais doce do ano infelizmente já acabou. Muita gente aproveitou a Páscoa para levantar uma grana extra ao apostar na fabricação caseira de um dos doces mais apreciados pelos brasileiros: os ovos de chocolate. Mas o que fazer com esse dinheiro? É uma boa investir e já se programar para o ano seguinte?

“No Brasil, existe a vantagem das pessoas gostarem de presentear com comida. A empreendedora pode traçar um plano que contemple as principais datas em que há aumento da demanda, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Natal, entre outras”, comenta Thiago Alvarez, CEO do aplicativo GuiaBolso.

As vendas foram um sucesso. O que posso fazer com o dinheiro?

Se você recebeu várias encomendas e conseguiu acabar com todo o seu estoque de ovos de chocolate, parabéns! Passado o frenesi da data, chegou o momento de decidir o que fazer com a renda extra conquistada neste mês. Você pode utilizá-la para pagar dívidas e reorganizar sua vida financeira, investir uma parte do valor obtido ou ainda se preparar para expandir o negócio e se profissionalizar.

“Quem já tem uma afinidade maior com doces pode investir na produção de chocolate para festas infantis e outras datas comemorativas com grande demanda. Esse dinheiro pode servir tanto para reinvestir em matéria prima, quanto ser um fundo para a empresa crescer saudável financeiramente”, pontua Leandro Trajano, especialista em planejamento financeiro.

Chocolate para o ano todo SIM

Todo mundo provou e elogiou seus ovos de chocolate? Então aproveite esse dom e ganhe dinheiro o ano todo. Aqui o que manda é a criatividade para se destacar e competir com as novidades das grandes indústrias. “Utilize o aprendizado da Páscoa para impulsionar outros produtos, como brownies diferenciados – sem lactose ou sem açúcar- e brindes para eventos e empresas, que também são segmentos aquecidos durante todo o ano”, aconselha Alexandre Prado, economista e especialista em finanças.

Já Alvarez indica investir uma parte do dinheiro na divulgação do produto, que deve ser feita cerca de um mês antes. “Além disso, para empreender em qualquer área é preciso buscar um diferencial, que pode ser desde a qualidade do chocolate, como a embalagem onde ele é entregue. Para se destacar, é importante conhecer o que já há no mercado, estudar outras possibilidades e seus custos.”

Prepare-se para a Páscoa de 2019!

Quem é empresária sabe da necessidade de começar a se planejar cedo. Claro que agora você pode tirar uma folga das inúmeras forminhas lambuzadas de chocolate. Mas é bom já começar a se preparar para a próxima Páscoa. Não estamos falando sobre comprar material ou estocar produtos em casa, mas sim de fazer pesquisas de mercado, projetar novas embalagens e divulgar sua marca.

ovo-chocolate

Para Prado, planejamento é uma palavra-chave para conquistar bons resultados no próximo ano. “Se isso for feito com antecedência, melhor ainda. Neste momento, avaliar o que deu certo e o que poderia ter sido feito melhor é um bom primeiro passo. Devem ser considerados, por exemplo, os volumes de insumos adquiridos, o processo operacional em si – que envolve a preparação, embalagem, armazenagem e distribuição – e a venda, incluindo os preços praticados e volumes comercializados. Na medida em que um bom plano for feito, tudo se torna mais fácil.”

“A venda de chocolates caseiros ocorre muito pela divulgação boca a boca. É importante reservar uma parte dos ganhos para futura publicidade. A empreendedora também deve definir algum percentual de crescimento e se preparar para atingi-lo, comprar mais materiais, máquinas ou mesmo prever a contratação de mais mão de obra”, pondera Alvarez.

Se você decidiu continuar no ramo, divulgue isso para o seu público e busque formas de fidelizar os seus clientes. “Mostre quais outros produtos você oferece e aproveite para fazer uma espécie de pesquisa com eles. Isso será importante para entender como pode melhorar o seu produto e atendimento”, conclui Trajano.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close