MEI declara Imposto de Renda? Especialista explica

18 de abril de 2018 - Por

mei-declara-ir

quem ama, compartilha!

Se todo mês de abril é uma correria para quem declara Imposto de Renda, o aperto dobra quando estamos falando de quem também é microempreendedora individual. Afinal, quem é MEI precisa declarar Imposto de Renda (IR)?

A resposta é: depende. “Diante da Receita Federal, existem duas entidades distintas: a pessoa física e a pessoa jurídica. Então, ter que fazer a declaração de MEI todo ano não elimina a necessidade de fazer a declaração de IRPF até abril, se isso se aplicar ao caso da contribuinte”, explica Diego Barbieri, professor de gestão financeira e contabilidade da IBE conveniada FGV.

Ou seja, enquanto pessoa física, você precisa ou não declarar IR, dependendo de seu status perante a Receita Federal (veja a seguir). Enquanto pessoa jurídica, você deve fazer a declaração MEI – aprenda a fazê-la aqui.

E quem deve declarar imposto de renda?

De acordo com Barbieri, são aquelas pessoas que receberam rendimentos tributáveis que somaram mais de R$ 28.559,70 em 2017. O que são rendimentos tributáveis? Aqueles relacionados a trabalho, aluguéis, pensões e benefícios.

Também deve declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, com soma superior a R$ 40.000. Aqui estão incluídos rendimentos de aplicações (incluindo a caderneta de poupança), juros de FGTS, 13º salário, prêmios de loterias etc.

O que fazer quando se é CLT e MEI ao mesmo tempo?

Convocamos a Carol Sandler para responder a essa dúvida no vídeo a seguir – e, sendo você CLT ou não, com certeza aprenderá muito com a resposta. Assista a seguir!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

como-curtir-a-vida-sem-ser-rica

16 de agosto de 2019

Sempre falamos para pensar no futuro e poupar dinheiro, mas você não precisa deixar de curtir a vida no presente para alcançar seus objetivos. Você pode sextar com as amigas e se divertir gastando pouco dinheiro com as diversas opções de passeios baratos ou gratuitos, ou até mesmo comer bem num restaurante legal. Temos algumas […]

titulo-de-capitalizacao-descubra-como-escapar-dessa-cilada

13 de agosto de 2019

Se você quer ver seu dinheiro render para realizar seus sonhos e garantir um futuro tranquilo, você deve fugir do título de capitalização. Muitas pessoas acham que o título de capitalização é um tipo de investimento, mas na verdade sua grana fica parada e não rende nada. É como jogar na loteria e esperar que […]

vídeo-10-gastos-morando-sozinha-de-compras-desnecessárias

23 de julho de 2019

Morar sozinha é um grande passo na vida de uma mulher, mas a empolgação com a organização da própria casa pode te levar a cometer alguns excessos com gastos desnecessários. Temos aqui uma lista de compras supérfluas para evitar e não prejudicar o seu orçamento. Caneta e papel na mão! Embalagens Se antes você morava […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas