Mercado de trabalho: como conseguir um emprego em meio à crise

13 de maio de 2020 - Por

1_mercado-de-trabalho-como-conseguir-um-emprego-em-meio-a-crise

quem ama, compartilha!

A crise causada pela pandemia do coronavírus impactou o mercado de trabalho mundial, visto que, com as medidas de isolamento social, o consumo das famílias diminuiu, a receita das empresas caiu e muitas pessoas foram demitidas ou tiveram a jornada e salário reduzidos com base na MP 936. No primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,2%, somando 12,9 milhões de pessoas sem trabalho, segundo dados do Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar do cenário desanimador no mercado de trabalho, é possível conseguir um emprego na crise nos setores que estão aquecidos, como saúde, meios digitais, de pagamentos, supermercados e logística que cresceram e continuam em operação, segundo Carolina Martins, psicóloga e especialista em recolocação profissional.

“A economia esfriou, mas não parou por completo. A crise, apesar de aumentar as taxas de desemprego, acelerou o processo de revolução tecnológica e, com isso, surgiram novas funções para suprir as novas necessidades da sociedade. Muitas já vinham se despontando no cenário, como o mercado digital, e outras foram surgindo conforme a pandemia aumentou”, afirma.

Como devo me preparar para conseguir um emprego na crise?

A empreitada de procurar um emprego em meio à crise não será fácil. Com muitos profissionais fora do mercado de trabalho, a busca pode ficar mais competitiva. Por isso, é necessário ter uma boa preparação para se candidatar às vagas de emprego do seu interesse. Segundo Martins, ter o currículo atualizado é o primeiro passo, pois quando não é bem elaborado pode ser um fator relevante para tirar a candidata da disputa.

A necessidade de conseguir um emprego o mais rápido possível pode levar a movimentos precipitados. Portanto, Martins orienta ponderar se você realmente deve enviar o seu currículo para todas as vagas abertas.

2_mercado-de-trabalho-como-conseguir-um-emprego-em-meio-a-crise

“Você não deve aplicar seu currículo para todas as vagas que encontrar. Para se candidatar à uma vaga é necessário avaliar a descrição e atendendo, no mínimo, 70% das exigências você está apto a inscrever”, diz.

Confira algumas dicas para te ajudar a conseguir um emprego.

  • Personalize: não precisa ter um currículo para cada oportunidade de trabalho, apenas customize para a vaga de emprego que você desejar aplicar;
  • Utilize palavras-chaves: de acordo com a sua área de atuação e profissão, pois facilitam a triagem realizada pelo recrutador – recorra a descrição da vaga para eleger os termos;
  • Seja objetiva: o currículo é um resumo profissional. Portanto, coloque somente as informações importantes para a vaga que você vai aplicar;
  • Cuidado com os dados pessoais: jamais insira número de documentos e endereço completo. Bairro, cidade e estado são suficientes;
  • Revisão: quando você trabalha por muito tempo em um material é comum não encontrar os erros. Peça para uma amiga revisar o seu currículo antes de enviar, salve o arquivo em PDF com o seu nome completo e vaga para que não fique perdido na caixa de email do recrutador;
  • Honestidade: geralmente, as pessoas costumam mentir sobre o nível de idiomas. Não coloque mentiras no seu currículo, pois você poderá ser testada e deixar uma péssima imagem;
  • Atualize o LinkedIn: é a maior rede profissional do mundo, muitas empresas e recrutadores buscam profissionais por lá. Dedique-se a preencher todo o perfil e atualizá-lo com frequência para ser encontrado;
  • Prepare-se para as entrevistas: o preparo reduz o nervosismo e aumentam as suas chances de ser aprovada. Treine a resposta para as perguntas mais comuns com um vídeo, assim você perceberá como se expressa ou se tem algum vício de linguagem e poderá corrigi-lo;
  • Marketing pessoal: “quem não é visto não é lembrado”. Não basta apenas ser bom, é necessário mostrar que você é boa profissional. Divulgue seus trabalhos e experiências profissionais estrategicamente nas redes sociais, mostre os cursos que tem realizado para se atualizar e fortaleça o networking.

Onde encontrar oportunidades de trabalho?

Ainda que muitas empresas estejam demitindo funcionários e paralisando os processos seletivos, outras companhias estão empregando. O Glassdoor, plataforma de recrutamento, lançou uma ferramenta para buscar vagas de emprego durante a pandemia.

3_mercado-de-trabalho-como-conseguir-um-emprego-em-meio-a-crise

A página reúne os setores mais aquecidos e empresas que estão contratando em meio à crise. Além de destacar as funções com o maior número de vagas de emprego para trabalhar de casa ou remoto.

Entre as empresas que aumentaram as contratações durante a pandemia do COVID-19 estão o Grupo Boticário, Mercado Livre, Siemens, Loggi, Amazon, Domino’s Pizza, Zé Delivery, entre outros. A maioria das oportunidades de trabalho são em São Paulo nas áreas de TI, conteúdo e marketing, comercial e logística. Para consultar as vagas de emprego acesse aqui.

A PicPay, fintech de aplicativo de pagamentos, também está com várias oportunidades de trabalho home office para contratações durante a pandemia. A plataforma busca profissionais nas áreas de tecnologia, jurídica, comunicação, marketing, mídia e muito mais. As interessadas podem se candidatar clicando aqui.

Fotos: AdobeStock. 

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) carolnogueira@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

mercado-de-trabalho-8-dicas-para-entrevistas-de-emprego-online

20 de maio de 2020

Entrevistas de emprego online podem ser mais práticas, mas exigem alguns cuidados extras. Veja nossas dicas para ter uma boa conversa.

pensao-alimenticia-como-e-feito-o-calculo-do-valor-pago-aos-filhos

5 de maio de 2020

O valor da pensão alimentícia pode causar muito estresse entre os casais divorciados. Veja como é feito o cálculo e o que muda com a pandemia do coronavírus.

como-investir-dinheiro-para-construir-a-reserva-de-emergencia-em-meio-a-crise

30 de abril de 2020

A crise do coronavírus mostrou a necessidade de ter uma reserva de emergência para lidar com imprevistos. Saiba como investir dinheiro para ter tranquilidade no futuro.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas