Mesada: tire as principais dúvidas sobre dar dinheiro aos filhos

Mesada: tire as principais dúvidas sobre dar dinheiro aos filhos

Falar sobre mesada e semanada é polêmico. No entanto, independentemente do jeito que os pais a utilizam, a verdade é que esse é um dos instrumentos mais valiosos na hora de dar educação financeira aos filhos.

A complexidade desse assunto rende muitas dúvidas. Afinal, o que é mesada? Quando começar a dar? É melhor dar mesada ou semanada? Vale descontar dinheiro da mesada caso a criança apronte? Além de responder todas essas dúvidas, Carol Sandler conta da sua experiência como mãe para você se inspirar e dar mesada aos filhos do jeito certo. Confira!

É melhor dar mesada ou semanada?

Carol indica a semanada até seis anos de idade, visto que, até essa idade, a criança não tem tanta noção temporal. Depois disso, a mesada está liberada.

Vale incentivar as crianças a guardar o dinheiro da mesada?

Sim! É extremamente válido incentivar os pequenos a poupar dinheiro para comprar seus brinquedinhos e afins. O objetivo é que elas saibam desde cedo que, para conquistarem o que desejam, precisam aprender a esperar e lutar por aquilo. Assim, elas poderão juntar sua própria grana para conseguirem o que querem – ou, pelo menos, pagarem parte do brinquedo.

Bonificação: dar ou não dar?

Alguns pais dão bonificações aos filhos quando eles tiram boas notas, cumprem suas tarefas etc., como forma de fazer certo reforço positivo. Contudo, será que essa atitude é indicada?

Se você quiser saber o que a Carol pensa, além de ver outras dicas e descobrir como ela lida com essa questão com sua filha, assista o vídeo!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close