Minimalismo: como ser menos consumista em 2020?

16 de janeiro de 2020 - Por

minimalismo-como-ser-menos-consumista-em-2020

quem ama, compartilha!

O minimalismo é uma tendência mundial que veio para ficar. No entanto, isso não significa que você terá que doar todas as suas roupas, móveis e nunca mais fará compras. O estilo de vida minimalista propõe uma reflexão sobre viver com o essencial. É um convite para reduzir e desapegar dos bens materiais, ter mais espaço, mais tempo e liberdade para viver ao lado das pessoas, valorizando as experiências.

Também podemos pensar no minimalismo como uma ferramenta para tomar decisões conscientes. Sabemos o quanto é difícil viver em um mundo que preza o consumo, as posses e constantemente incentiva o consumismo – que muitas vezes proporcionam uma felicidade momentânea e te condicionam a comprar mais para se sentir satisfeita.

Dessa forma, o minimalismo pode ser o ponto de partida para te libertar do desejo de ter o novo modelo de celular, seguir as tendências fast fashions, comprar todas as maquiagens e produtos de skincare que as blogueiras mostram nas redes sociais.

Para além de promover o bem-estar pessoal, já se discute os impactos ambientais do minimalismo. Segundo um estudo sobre estilo de vida minimalista na Universidade de Duke nos EUA, à medida que prática evolui, as motivações para buscar o minimalismo geralmente se expandem para preocupações ambientais ou éticas.

De acordo com a pesquisadora-chefe do estudo, Aimee Chabot, 10% dos entrevistados disseram que reduzir o impacto ambiental seria sua principal motivação para praticar o minimalismo e 70% afirmam considerar as questões ambientais como uma das razões para aderir ao estilo de vida consciente. Clique aqui para ler o artigo completo em português no Deutsche Welle –  emissora internacional da Alemanha.

Todos nós devemos nos preocupar com a destruição dos recursos naturais e assim como a jovem ativista Greta Thunberg, cobrar ações para barrar as mudanças climáticas e pensar em formas de proteger o meio ambiente.

Como aderir ao minimalismo em 2020?

Menos é mais é o lema dos minimalistas, mas é importante ter consciência que não existe um manual de regras para aderir ao minimalismo. É um processo introspectivo e que nunca acaba, afinal estamos falando de revisar e avaliar toda a sua vida, hábitos e princípios.

Você pode começar a sua jornada para viver com mais consciência participando do desafio 30 dias sem compras por impulso, lançado pela Carol Sandler. É uma forma de organizar a suas finanças, ter disciplina, acabar com o consumismo e conseguir elaborar um planejamento financeiro para realizar seus sonhos.

A proposta é anotar todos os seus impulsos de compras e ao final do dia avaliar se você realmente precisa do item e tem dinheiro para pagar. Assista o vídeo a seguir e participe!

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) carolnogueira@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

comprinhas-desnecessarias-coisas-de-bebe

11 de junho de 2019

Mães de primeira viagem não precisam comprar um trocador ou bolsa de maternidade. Carol Sandler mostra outros itens desnecessários para você economizar.

carol-sandler-minimalista-consumismo

18 de janeiro de 2019

Carol Sandler já fez o Desafio 6 meses sem compras e até escreveu um livro sobre, o Detox das Compras. Isso a fez virar minimalista? Descubra!

minimalismo-significado-o-que-e-como-aderir-01

5 de março de 2018

Você não precisa viver com cinco peças de roupa para ser minimalista. O verdadeiro significado do minimalismo é mais simples do que parece. Descubra!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas