Moda sustentável: como aumentar a vida útil das nossas roupas?

30 de julho de 2018 - Por

moda-sustentavel-reduzir-reutilizar-reciclar-01

quem ama, compartilha!

*Carolina Camocardi

A moda sustentável está cada vez mais em pauta, mas o que é possível fazer para contribuir com esse processo? A palavra sustentabilidade parece longe da realidade individual, quase inatingível e de responsabilidade das grandes empresas. Porém o micro e o macro dependem um do outro para existir. Ações grandes só existem devido a inúmeras pequenas ações.

O conceito de sustentabilidade foi criado em 1987 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades”.

Todos provocam impacto no meio ambiente e são responsáveis por suas ações. E para empregar a regra dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no universo da moda é necessário começar adicionando outro “R”, proposta feita pelo Instituto Akatu: Repensar.

REPENSAR

Comece repensando a forma de consumo e perceba o impacto positivo refletido de imediato na vida financeira.

REDUZIR

O famoso desapegar do que não funciona. O assunto é extremamente explorado e você pode ler mais no Aprenda a se desapegar do que não precisa em 5 passos. Já nas compras, vale o lembrete de consumir menos e de forma consciente. Priorizar a qualidade e durabilidade do produto é um exemplo que pode diminuir a geração de lixo e descarte antes do tempo.

moda-sustentavel-reduzir-reutilizar-reciclar-02

REUTILIZAR

Aquele momento de nostalgia é a desculpa perfeita para usar novamente só porque sente saudade. Muitas peças foram feitas para durar anos e podem ser reutilizadas por muito tempo. Esta é uma forma de respeitar o ciclo de vida do produto (CVP). O vício nas tendências e o conceito fast fashion desviam a atenção da importância do reutilizar.

RECICLAR

Pode-se saciar o desejo da novidade reutilizando a peça de uma nova maneira. Antes de comprar uma nova tendência, tente repaginar um item do armário que está sem uso para a moda do momento. Use a criatividade e evite gastar dinheiro em um desejo passageiro.

E para terminar, acrescento o último “R”:

REORGANIZE

Com novos conceitos vai sobrar uma graninha. Aproveite para reorganizar a vida financeira e planeje um bom destino para essa economia.

*Carolina Camocardi é personal stylist e trabalha com o conceito da imagem consciente. Desenvolve consultorias personalizadas com foco no autoconhecimento da própria imagem, desconstrução de paradigmas e reorganização visual e conceitos. 

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Camocardi
Carol Camocardi

Leia em seguida

como-economizar-dinheiro-fazer-compras 01

25 de janeiro de 2019

Saber como economizar dinheiro não é só pesquisar preços: você PRECISA se fazer essas 4 perguntas básicas. A primeira: vale a pena? Conheça as outras!

fazer-compras-momentos-errados-01

26 de novembro de 2018

Você escolhe o momento certo para ir ao shopping? Confira as situações em que é melhor você evitar as vitrines para não gastar dinheiro do jeito errado.

como-economizar-eletrodomesticos

20 de abril de 2018

Nada de se jogar nas tentações! Carol Sandler mostra 4 dicas fáceis para não abrir a carteira a toa e ter uma casa econômica e funcional. Confira!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas