Mulheres negras ainda ganham menos, como lutar contra o racismo?

11 de setembro de 2018 - Por

por-que-mulheres-negras-ganham-menos-salario-barbara-hannelore

quem ama, compartilha!

Se as mulheres já ganham menos do que os homens, a lacuna é ainda maior quando o racismo entra em jogo: a média salarial das brancas no Brasil é de R$ 2.331 e a das mulheres negras fica em R$ 1.336, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva.

Para tentar entender essa disparidade, Carol Sandler bateu um papo com Barbara Hannelore, criadora do programa Arrase Mulher e colunista do Finanças Femininas – que é negra e ajuda outras negras a se empoderarem com o apoio do empreendedorismo.

Por que mulheres negras ganham menos?

Para Barbara, o principal desafio da mulher negra no Brasil é romper uma velha estrutura, que a coloca como base da pirâmide social. “Existe a desigualdade entre homens e mulheres, que nos coloca na base. Se ainda olharmos a diferença entre mulheres brancas e negras, a negra ainda estará na base da base”, conta.

Esse desafio se torna ainda mais complicado se considerarmos o racismo e machismo estruturais e o fato de que faltam referências de mulheres negras em posições de destaque fora do entretenimento – como as poderosas Taís Araújo e Glória Maria.

Como lutar ao lado das mulheres negras contra o racismo e machismo?

Ajudarmos umas às outras é a maior lição de feminismo e empoderamento feminino. E o mesmo vale aqui. A seguir, você confere o bate papo completo entre Carol e Barbara, no qual elas elencam algumas atitudes que podemos tomar em prol da igualdade. Confira e compartilhe com suas amigas!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

gaslighting-no-trabalho-gaslighting-o-que-e 01

20 de setembro de 2018

Assim como em relacionamentos abusivos, o gaslighting no trabalho também destrói a autoestima e pode causar danos irreparáveis ao psicológico. Será que você é vítima e não sabe?

desigualdade-de-salario-maternidade 01

15 de setembro de 2018

Renda dos homens e de mulheres sem filhos permanece igual, mas das novas mães cai bruscamente após o nascimento do primeiro filho. Por que as mães ainda são penalizadas?

mulheres-na-ciencia-homens-se-acham-melhores 01

15 de maio de 2018

Segundo estudo, essa diferença na autoestima nos afasta de campos predominantemente masculinos, aumentando a desigualdade de gênero. Entenda como podemos quebrar este ciclo.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas