Não caia (em todas) as tentações das compras online!

27 de novembro de 2012 - Por

compras online ecommerce descontrole impulso planejamento

quem ama, compartilha!

Quem nunca caiu na tentação de fazer só mais uma comprinha nos e-commerces incríveis de roupas e acessórios? Entre todos esses sites com tantas ofertas e promoções, é difícil de resistir aquela blusa com desconto ou a bolsa que você estava sonhando.

Falamos experiência própria, pois já tivemos a nossa cota de descontrole nas compras online. É tão fácil, tão prático e o fato de você ter apenas de dar o número do cartão a coisa um pouco irreal – você não tem a sensação de pegar a carteira, passar o cartão de crédito, guardar o recibo, passos que concretizam a compra na nossa cabeça.

Então é fácil esquecer o que já foi comprado e encomendar só mais um sapato, uma pulseira, um colar. O choque vem no final do mês, quando chega a fatura do cartão. Para controlar essa compulsão, temos algumas dicas para você:

Acompanhe os seus gastos. Faça uma planilha onde você coloca todos os seus gastos com compras online. Deixe o total bem visível, para você saber, em qualquer momento do mês a quantas anda a gastança. Se você sabe exatamente quanto anda gastando, é mais fácil colocar um limite antes de situação sair do controle.

Pesquise os preços. Com essa variedade enorme de e-commerces, aproveite para fazer um levantamento de preços antes de comprar determinada peça. Itens da moda, como certos acessórios, costumam ter várias versões em diferentes lojas. Se você conseguir encontrar opções mais baratas (e bacanas, por favor!), isso já tem um impacto positivo no final do mês.

Segure o impulso. Compras na internet costumam ser decisões de momento. Você sabe como aquela calça vai cair bem em você? Tem certeza que aquele modelo de blusa vai destacar o seu melhor? Então antes de comprar, aproveite para ir até a loja onde você está namorando tal peça e prove. Se ficar boa e você ainda quiser, volte para o computador – é capaz que ela esteja mais barata online mesmo!

Quanto você precisa se controlar, só você sabe, além do seu gerente do banco. Não estamos falando para você deixar de comprar, apenas para ter um controle dos seus gastos e fazer uma avaliação do que de fato vale a pena. Garantimos que o seu bolso agradece!

Vocês compram muito online? Costumam acompanhar os seus gastos? Contem suas experiências nos comentários!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

18 de abril de 2013

Os shoppings não são os únicos lugares do mundo para comprar. Encontre opções e poupe uma boa grana!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas