O guia definitivo para comparar e escolher o melhor investimento

8 de agosto de 2017 - Por

guia-como-investir

quem ama, compartilha!

Na hora de investir o seu dinheiro, sempre bate aquela angústia: estou tomando a decisão certa? Afinal, são inúmeras as possibilidades: Tesouro Direto? CDB? LCI? Fundo de investimento? Em qual corretora? Qual título?

Muita gente se sente paralisada na hora de fazer a escolha do melhor investimento. Mas não precisa ser assim.

Investir não pode ser encarado como um grande desafio, único e enorme. O ideal é que você encare ele como um processo: primeiro, você escolhe a corretora. Depois, compara algumas opções de investimento, e só então você escolhe o título adequado.

Mas parece difícil comparar dois tipos diferentes de investimento. Cada um tem as suas particularidades, seu propósito, seu horizonte de tempo. E – não podemos esquecer – a sua rentabilidade.

Antes de você escolher um investimento, você precisa saber as respostas para estas cinco questões:

  1. Qual é o meu objetivo para este investimento? – Você quer fazer um fundo de emergência ou poupar para a aposentadoria? Isso faz muita diferença na hora de definir o investimento correto para você
  2. Qual é o prazo que tenho para realiza-lo? – 6 meses? 2 anos? 30 anos?
  3. Quanto dinheiro tenho disponível? – Muitas aplicações possuem um valor mínimo de investimento inicial
  4. Quanto a aplicação custa? – Quais são as taxas? Tem cobrança de IR?
  5. Qual pode ser o retorno?

guia-como-investir

Na hora de pensar na rentabilidade, você precisa olhar para ela como um todo. Como assim? Eu te explico.

Rentabilidade é o retorno que você pode ter com aquele investimento. Mas ela precisa ser vista da seguinte forma:

  • Líquida – O que entra no meu bolso (após IR e taxas)
  • Real – Descontada a inflação (é dolorido fazer esta conta, mas com o retorno real, você sabe exatamente quanto aquele dinheiro vai valer, de acordo com o custo de vida de hoje
  • Acumulada – Entender quanto aquela aplicação vai render até o fim do seu prazo de investimento

Pegue um exemplo: CDB e LCI. Muita gente tem dificuldade de saber qual deles é a melhor opção – afinal, um tem cobrança de IR (o CDB), e o outro não (a LCI). Então veja aqui o raciocínio correto para te ajudar a tomar a decisão:

[table id=32 /]

Ou seja: esta LCI rende mais do que o CDB. Uma diferença que parece pequena (1 ponto porcentual a mais por ano) tem um impacto grande em cinco anos. Mas ele só faz sentido para quem não vai precisar daquele dinheiro em menos de seis meses, por exemplo. Já o Tesouro Selic rende melhor do que todos, especialmente no longo prazo.

Mas não se preocupe: você não precisa saber fazer esta conta. Mas o seu gerente é obrigado a fazer ela para você. Assim você consegue comparar alhos com bugalhos.

A sua obrigação é saber fazer estas perguntas. Com as respostas delas, fica muito mais simples de tomar esta decisão e escolher o melhor investimento para você.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

erro-dinheiro-inflacao-investimentos-01

9 de maio de 2019

A regra básica na hora de cuidar das suas finanças: dinheiro parado é dinheiro perdido. Você perde para a inflação e ainda deixa de ganhar.

como-investir-dinheiro-perguntas 01

17 de abril de 2019

Se você quer investir dinheiro, mas não sabe por onde começar, esse texto é para você! Entenda como investir, onde investir e escolher o melhor investimento.

investimento-imobiliario-ganhar-dinheiro-aluguel-casa-01

26 de março de 2019

Quer ganhar dinheiro com investimento imobiliário? O primeiro passo é saber como aplicar o dinheiro que você ganha ao alugar casa ou apartamento. Saiba mais!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas