O guia DEFINITIVO para quem vai dividir apartamento

29 de junho de 2018 - Por

guia-dividir-apartamento-ape 01

quem ama, compartilha!

Malas prontas, saudade da família e o desafio necessário da busca pela independência. Você saiu da casa dos seus pais e é hora de procurar um novo lar! Para quem está começando a estruturar a carreira ou mesmo em busca de um emprego, bancar um aluguel sozinha fica praticamente inviável. A saída mais prática é dividir apartamento ou casa com pessoas que estejam em situações parecidas com a sua.

Viver essa experiência traz um amadurecimento enorme e requer muita responsabilidade. Para quem está prestes a passar por isso pela primeira vez, experimentar a liberdade de não precisar mais obedecer ordens é realmente interessante, mas não esqueça também dos deveres que vão acompanhar toda essa etapa.

Morar sozinha ou dividir apartamento: por onde começar?

Para ser bem sucedida nessa aventura, você precisa começar com o pé direito – e isso inclui ter uma vida financeira saudável e sem dívidas. Se você está endividada, suspenda os planos de sair de casa por ora e preocupe-se com isso. Dívidas quitadas? Ótimo, hora de juntar dinheiro! Nessa matéria, mostramos quais são os primeiros passos que você deve dar com a sua grana para morar sozinha numa boa.

Se você quiser saber muito mais sobre o assunto, vale a pena conferir nosso curso “Como se preparar financeiramente para morar sozinha”. Ele é 100% online e você poderá fazer as aulas quando tiver tempo.

Encontre seu novo lar

Muita gente acaba saindo de casa quando resolve morar em outra cidade, seja para fazer curso superior ou à trabalho. Escolher um local o mais próximo possível de onde você mora não é só prático, mas como também pode ser mais econômico. Se a região que você procura for muito valorizada, coloque na ponta do lápis. Na hora de dividir as despesas com outros colegas de apartamento, pode sair mais barato do que morar em um imóvel distante, tendo em vista que no segundo caso você também teria que arcar com o deslocamento.

Por outro lado, se o local onde você pretende estudar ou trabalhar for muito isolado, com pouca oferta de comércio e serviços básicos próximos, o melhor é procurar outra região para morar. A despesa que você terá com o deslocamento diário será compensada por mais qualidade de vida. Aqui você encontra algumas dicas para baratear o aluguel.

guia-dividir-apartamento-ape 02

Com quem você vai dividir apê?

Muita gente tem a sorte de dividir um imóvel com pessoas amigas. Morar com alguém que você tem confiança e também liberdade para conversar e resolver problemas de convivência é excelente. Se este não for o seu caso, não fique triste ou desanimada, avalie bem o perfil da pessoa que vai morar com você e siga algumas regras para uma convivência sem atritos.

Antes de mais nada, procure escolher colegas que tenham personalidades e hábitos de vida compatíveis com os seus. Por exemplo, se você detestar o cheiro de fumaça de cigarro, provavelmente iria irritar-se com facilidade se morasse com fumantes. Se é uma pessoa avessa à badalações e vida noturna, terá problemas também se dividir sua moradia com alguém que gosta de uma farra e adora fazer festinhas em casa.

Claro que é impossível viver com pessoas exatamente iguais a você, mas quanto maior a semelhança no estilo de vida, menor a possibilidade de problemas em casa. Para encontrar essas pessoas, uma boa dica é se cadastrar em sites especializados. A maior parte deles pede para a interessada preencher um cadastro com suas características, incluindo se estuda, trabalha, fuma, é organizada, gosta de animais de estimação etc. Isso é de suma importância, pois imagine se alguém com perfil tranquilo acaba em uma república estudantil que vive dando festas. Se você quer mais dicas valiosas para encontrar colegas de apartamento, clique aqui e leia essa matéria!

Divisão de contas e separação de alimentos ao dividir moradia

O primeiro passo é somar os gastos essenciais, como o aluguel, conta de luz, condomínio, internet etc. Faça as contas da casa e divida por todos os moradores. Então, pensem o que é adequado dividir e o que é melhor cada um comprar o seu. No vídeo a seguir, Carol Sandler ensina como fazer isso:

Seja sempre muito transparente com os valores das contas mensais, façam reuniões e busquem soluções para melhorar os hábitos em casa quando as contas estiverem ficando muito mais altas do que o esperado. Se você mora em república, pode encontrar mais dicas para organizar o orçamento nessa matéria.

Montando a casa nova

Na hora da escolha do local onde vai morar, é bem possível que você encontre opções de lugares já mobiliados e equipados com eletrodomésticos. Com certeza, nestes casos, o valor pago mensalmente vai incluir o uso de tudo, como se fosse uma “taxa de manutenção”.

Se o apartamento não tiver praticamente nada, será preciso dividir a compra do que for preciso com seus colegas. O ideal aqui, para evitar problemas futuros, é cada um comprar uma coisa. Por exemplo, se você compra a geladeira, seu colega compra a máquina de lavar e o outro um fogão. Dessa forma, se acontecer de alguém precisar sair do imóvel, cada um sabe o que poderá levar, sem a necessidade de divisão de valores, caso fosse feita alguma compra compartilhada.

O ideal é que alguns eletrônicos sejam de uso individual, como o computador e a televisão, por exemplo. Afinal, você não quer ter com o colega os mesmos problemas que tinha com seus irmãos, quando um queria ver futebol enquanto o outro queria ver filme.

Quer saber mais sobre como morar sozinha sem sufoco? Então, preencha seus dados com seu melhor email:


Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

comprar-ou-alugar-imovel-quinto-andar

20 de março de 2019

Alugar um apartamento ou casa para morar é uma tarefa que pede atenção e cuidado para nao cair em ciladas. Veja dicas para escolher um imóvel para alugar!

colega-de-apartamento-nao-paga-contas-atrasadas

26 de setembro de 2017

O que fazer com aquele colega de apartamento que sempre atrasa as contas? Conversar é apenas um dos passos. Coach mostra como lidar com a situação do jeito certo.

casa_para_alugar

30 de junho de 2017

Escolher um apartamento ou casa para alugar não é uma tarefa fácil. Veja 7 pontos a que ficar atenta para fazer a escolha certa para você.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas