O jeito certo para ensinar os filhos a investir

3 de setembro de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Em que época da sua vida você percebeu que se poupasse dinheiro e fizesse um investimentos seria bom? Quanto antes uma pessoa entender a importância disso, melhor para o desenvolvimento financeiro dela. Pense como seria no seu caso se você fizesse um investimento 10 anos antes de quanto você começou…

Com nossos filhos, queremos oferecer o melhor para eles, não é mesmo? Ficamos preocupadas em tudo que o mundo pode ensinar – tanto de bom, como de ruim também. Mas, calma aí, você já se preocupou em educa-lo financeiramente? Isso é extremamente importante para que ele seja um adulto consciente e consiga realizar todos os sonhos da vida.

Aprenda o que você tem que fazer para ensina-lo a ser um consumidor consciente e investir o seu dinheiro:


Sirva de exemplo
Por mais que você queira que ele seja um investidor de sucesso, faça uma simples reflexão: como você lida com dinheiro? Se você comprar desenfreadamente, seu filho vai seguir pelo mesmo caminho. Então repense nas suas atitudes e mude seu comportamento.

Fique atenta
A maior dúvida das mães é: qual é a idade certa para começar a falar dinheiro? Isso é muito relativo e você precisa entender os comportamentos do seu filho. A partir do momento que ele pedir um presente e mostrar interesse em trabalhar com o dinheiro, comece a conversa. Não meta os pés pelas mãos, você precisa ir com calma e aos poucos explicando qual é a importância do dinheiro e o jeito certo de lidar com ele.

Dê mesada
Respeite os limites e a idade do seu filho. A criadora e coordenadora do Programa de Educação Financeira, Cássia D’Aquino, indica que os pais só deem mesada a partir dos 11 anos de idade. A partir do momento que ele tiver dinheiro, mostre a importância de ter, guardar e realizar sonhos. Faça com que a criança estabeleça metas e crie projetos para realizar tudo com o seu próprio dinheiro.

Como pretende começar?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

fundos-de-investimento-renda-fixa-ou-poupança

13 de fevereiro de 2019

Simulação da Anefac mostra que, com a Selic a 6,5% a.a., poupança bate fundos de renda fixa com taxa de administração alta. Descubra quais!

investimento-imobiliario-ganhar-dinheiro-aluguel-casa-01

12 de fevereiro de 2019

Quer ganhar dinheiro com investimento imobiliário? O primeiro passo é saber como aplicar o dinheiro que você ganha ao alugar casa ou apartamento. Saiba mais!

tudo-sobre-renda-fixa-tesouro-direto-cdb 01

24 de janeiro de 2019

Quer investir em renda fixa mas não sabe por onde começar? Conheça suas opções, entre Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, RDBs e muito mais!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas