O maior erro que você pode fazer com o seu dinheiro

9 de maio de 2019 - Por

erro-dinheiro-inflacao-investimentos-01

quem ama, compartilha!

Existe um grande erro que muita gente comete com seu dinheiro que está diretamente relacionado a essa regra básica na hora de cuidar das suas finanças: dinheiro parado é dinheiro perdido. Muito simples. Então, se você tem algo sobrando na sua conta, coloque já para render em alguma aplicação, nem que seja na poupança!

Não estamos exagerando por dois motivos: o que você perde e o que você deixa de ganhar.

A inflação faz você perder dinheiro

Quando vocês veem o jornal, sempre há algum comentário sobre a inflação. Há diversos índices diferentes para medir todos os aspectos da evolução dos preços. Mas você sabe como a inflação afeta a sua vida?

A inflação corrói os seus ganhos. Se ela é de 5% ao ano, isso quer dizer que tudo ficou 5% mais caro neste período. Porém, seu salário não cresce do mesmo jeito. Ou seja, se o seu salário não muda todo ano, a cada ano você pode gastar ele com menos coisas – tudo fica mais caro, mas você continua a ganhar o mesmo valor. Você de fato perde poder de compra.

No atual cenário econômico, considerando a taxa Selic no patamar de 6,5% a.a., a poupança é uma alternativa para construir ou manter seu fundo de emergência. Explicamos o motivo aqui, clique e veja!

erro-dinheiro-inflacao-investimentos-02

Até quando investir na poupança?

Porém, a poupança tem seus limites, não sendo indicada para quem deseja construir um patrimônio ou juntar dinheiro para outros sonhos de médio e longo prazo – como se aposentar tranquilamente ou comprar uma casa. Aqui entram outros investimentos que farão sua grana crescer. É este o cálculo que os economistas fazem quando querem entender o custo de oportunidade.

Mas tome cuidado: para obter grandes rendimentos, você precisa tomar mais risco. No mercado financeiro, não existe ganho sem risco. “No pain, no gain”, como diz o pessoal do mercado, sem dor, sem ganho. Você pode ganhar mais, mas também pode perder mais. Falamos mais sobre isso aqui.

Ainda assim, você pode conversar com o seu gerente ou assessor de investimentos e buscar encontrar alguma aplicação que possa fazer o seu dinheiro render com segurança e crescer. Hoje em dia, você consegue encontrar fundos e títulos que não exigem uma aplicação inicial grande – assim, você consegue começar a investir com pouco.

A ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar por você e render um pouco todo mês. Quando você perceber, já tem muito mais na sua conta!

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

taxa-selic-a-6-ao-ano-o-que-muda-na-sua-vida

1 de agosto de 2019

Após 16 meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 6,5% para 6% ao ano. O novo corte coloca a taxa básica de juros da economia brasileira no menor patamar histórico desde 1999. A redução ficou dentro das expectativas dos especialistas que esperavam […]

como-mudar-de-vida-juntar-dinheiro-50-reais

1 de julho de 2019

É possível mudar de vida DE VERDADE juntando apenas R$ 50 por mês se você investir corretamente. Carol Sandler mostra como é fácil, confira!

como-investir-dinheiro-perguntas 01

17 de abril de 2019

Se você quer investir dinheiro, mas não sabe por onde começar, esse texto é para você! Entenda como investir, onde investir e escolher o melhor investimento.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas