O mercado de ações e a taxa de emolumento

12 de setembro de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Na hora de investir temos que ficar atentas a uma série de fatores. O principal deles é ter certeza do seu perfil e se ele combina com o investimento escolhido por você. Assim, prevê surpresas e faz escolhas mais certeiras.

Depois disso tem que prestar atenção no rendimento e quais serão as taxas cobradas. As mais comuns são a taxa de administração e pode ser que tenha que declarar no Imposto de Renda. Esteja certa de tudo isso antes de investir!

Se o seu investimento é a Bolsa de Valores, fique atenta especialmente com a rentabilidade das ações, saiba quais serão os impostos cobrados, o valor da taxa de corretagem e, principalmente, a de emolumentos.

Apesar do nome ser diferente a taxa de emolumentos é aquela que cobram para fazer as operações. Ou seja, durante a negociação na Bolsa algumas pessoas estarão dispostas a fazer o melhor para a sua aplicação. Em troca deste serviço você paga a taxa de emolumento.

Esses valores variam em cada instituição e de cada operação. Normalmente o valor gira em torno de 0,0055% e 0,027%. Por isso você deve ficar atenta para não pagar mais do que o necessário – o valor pode parecer pequeno, mas faz diferença para grandes volumes. Antes de acertar os últimos detalhes, procure mais informações e tire todas as suas dúvidas com seu consultor.

Quais são as taxas do seu investimento?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

15 de julho de 2019

Poupar para o futuro pode ser desafiador. Esta regra pode ajudá-la a saber se está no caminho certo ao planejar a aposentadoria.

11 de julho de 2019

Você decidiu fazer um investimento em renda fixa, mas está confusa com a sopa de letrinhas de CDB, LCI e LCA? Calma! Não fique apavorada, porque é muito fácil e vamos te ensinar tudo que você precisa saber para investir. A renda fixa é uma aplicação segura e o primeiro passo para quem deseja embarcar […]

8 de julho de 2019

Você quer começar a investir seu dinheiro, mas não sabe como começar? A primeira coisa que você deve fazer é montar a sua carteira. Aprenda aqui como!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas