O olhar de Bia Perotti sobre o mundo da moda

8 de julho de 2014 - Por

Bia Perotti/arquivo pessoal

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Encontrar certeza profissional muita vezes requer experimentações variadas, ainda que dentro de uma mesma área. As perspectivas de ângulos variados são imprescindíveis para a formação de uma especialista em determinado assunto. Quem sabe bem do que estamos falando é a consultora de moda e blogueira Bia Perotti.

Criada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, mudou-se para São Paulo ainda em 2003 para cursar administração. Em 2006, já com a faculdade concluída, tinha o anseio de trabalhar com marketing de produto. Aliado aos anseios profissionais, ela buscava ainda dar corpo a algo com um viés artístico, em função da formação familiar e o gosto pelo balé.

O interesse pelo mundo da moda também plantou uma semente logo cedo, quando acompanhava os negócios da mãe, que tinha uma loja de roupas em São José dos Campos.

A paixão pela moda

A primeira oportunidade profissional acabou por lhe abrir a principal porta para o que iria desenvolver futuramente. Em 2004, iniciou um estágio na editora Abril, para cuidar das vendas por assinatura. Naquela época, o comércio de roupas pela internet era muito incipiente, então o período de trabalho na Abril lhe deu a possibilidade de aprender sobre tecnologia e vendas online, experiência que seria crucial posteriormente.

O convívio em uma editora responsável por várias revistas de moda despertou-lhe o interesse de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. “Apesar de não ter contato direto com as editoras, o ambiente me despertou a vontade de trabalhar com marketing nas revistas. Por volta de 2007, fiz curso de comunicação e moda, depois merchandising e varejo de moda. Me especializei, fiz curso de produção de moda e fui conversar com o pessoal das revistas, oferecendo meus serviços editoriais”, conta.

Frequentemente ela contribuía com sugestões de pauta e estreitou o contato com uma das editoras, mas o mercado era muito restrito e não havia vaga. Neste momento uma nova oportunidade apareceu para que ela pudesse colocar em prática tudo que vinha estudando, foi chamada para trabalhar na VR Mens Wear.

Paralelamente a isso, manteve o contato com as revistas e nesta época já estava à frente do blog Achados da Bia, hoje rebatizado como Os Achados. A vaga na revista Elle – da editora Abril – demorou, mas apareceu. Trabalhou no veículo até 2010 e depois desenvolveu alguns trabalhos como freelancer, com foco em campanhas publicitárias. Chegou a trabalhar como editora de moda para outra revista e fez assessoria e planejamento para 12 marcas.

Bia Perotti/arquivo pessoal

Sucesso

Como dissemos no início do texto, a paixão pela moda fez com que Bia procurasse explorar todas as possibilidades no ramo. Assim como a carreira dela, o blog cresceu e hoje lhe permite trabalhar como consultora, personal shopper, além de dar palestras focadas no mundo da moda.

Ela comemora o fato de ter passado por diferentes ramos da moda, porque considera que assim pode ter uma visão mais completa do que cada cliente seu necessita e como dar este direcionamento. A trajetória de Bia mostra como é possível explorar sua área de interesse de um modo mais completo, com uma visão global.

Com a vivência que teve até hoje, Bia tem uma visão crítica a respeito de muitos blogs de moda e busca sempre explorar o tema por um viés diferente. “Hoje eu vejo uma coisa muito egotrip. Você vê fotos da pessoa em 15 poses diferentes com o mesmo look. O que venho fazendo e sempre priorizo com a minha equipe é levar às nossas leitoras um conteúdo mais completo. Vejo grandes marcas procurando meus serviços, é muito gratificante ver isso acontecer”, resume.

A história de Bia nos faz perceber que é sempre possível dar um passo a mais. Se você gosta do que faz, mas acredita que tem potencial para crescer e inovar, este é o caminho! Pesquise, persista e busque sempre especializar-se cada vez mais. Sua carreira e o mercado agradecem!

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