O que é melhor: crédito, débito ou pré-pago?

O que é melhor: crédito, débito ou pré-pago?

Há quanto tempo você utiliza apenas o cartão de crédito ou débito para realizar suas compras? Em geral, prezamos pela praticidade e as duas modalidades são usadas para tudo.. Em meio a tantas opções que mexem diretamente com a sua conta bancária, é fácil se perder e deixar tudo virar uma bola de neve. Para não ter problemas com dívidas, é importante conhecer a fundo todas as opções.

Leitura complementar

Planilha de organização de gastos de cartão de crédito

Planilha de organização de gastos de cartão de crédito

Ver mais

Cartão de crédito é a melhor solução?

É fácil encontrar histórias de pessoas que se enrolaram no cartão de crédito. Para utilizá-lo, é preciso ter muito autocontrole. Afinal, ele não é dinheiro extra e os juros do rotativo estão entre os maiores do mercado. Ter sempre a compra autorizada sem se preocupar com a fatura ao final do mês é um veneno para sua saúde financeira. “Pela sua facilidade e por vezes com limite alto, pode contribuir para gastos excessivos e endividamento”, comenta Eliane Jaqueline Debesaitis Metzner, professora da Academia do Dinheiro e planejadora financeira.

Para que ele não seja o vilão do seu orçamento, é essencial o autocontrole e uma boa gerência de seus gastos mensais. O cartão de crédito pode ser uma boa saída para quem sabe exatamente o quanto ganha e o quanto de dinheiro têm disponível para usar. “Os gastos no cartão são centralizados em uma fatura e, se o vencimento for na mesma data em que entrar o salário ou outras receitas, pode ser útil na organização financeira. Além disso, possui vantagens como maiores prazos, programa de benefícios, descontos em lojas e programas de fidelidade, que podem render compras ou até a viagem de férias da família”, complementa.

Cartão de débito pode te ajudar a economizar

Muita gente não sabe, mas há diferença entre as taxas do crédito e do débito que são cobradas do comerciante. Por conta disso, muitos praticam preços diferentes dependendo da forma de pagamento. Geralmente, os descontos dados para quem paga em espécie são próximos ao do débito.

Outro ponto importante é o controle do dinheiro disponível na conta corrente que, para alguns, pode ser mais fácil de acompanhar. E o débito pode ser um grande aliado para fugir das compras movidas pela emoção. “No caso do crédito, se o dinheiro ficar disponível na conta, é possível que seja gasto em outro lugar, e não no pagamento da fatura. Se as contas possuem valor alto, a função crédito pode comprometer o dinheiro que seria necessário para as outras contas do mês”, ressalta Eliane.

cartao-credito

Pré-pago: uma novidade para salvar nosso bolso

Ainda não muito comum no Brasil, o cartão pré-pago uniu o melhor dos dois mundos. Com ele, é possível utilizar serviços como Uber, Netflix e Spotify, mas controlar exatamente o quanto tem disponível. Afinal, é você quem estipula a quantidade de dinheiro que terá para gastar durante o mês. Ele é indicado para quem quer usufruir das facilidades do cartão de crédito, mas tem medo de bagunçar as faturas e cair no rotativo.

Pode ser utilizado para a distribuição de mesada dos filhos ou por quem está começando ou recomeçando a organizar sua vida financeira. “Quem está endividada ou tem restrição de crédito, pode ser uma boa saída. Existe a vantagem de ter o dinheiro antes de gastar e isso é extremamente educativo, pois acaba por favorecer o controle do orçamento doméstico sem o risco de uma fatura mais alta no seu vencimento”, conclui Eliane.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close