O que o emocional tem a ver com as suas dívidas?

18 de setembro de 2019 - Por

o-que-o-emocional-tem-a-ver-com-as-suas-dividas

quem ama, compartilha!

Um dia ruim no trabalho ou alguma situação que te deixou triste pode ser o impulso para a famosa “terapia de compras” e também, o rombo na sua conta. Diversas pesquisas já comprovaram que pessoas com o emocional abalado têm mais problemas com dívidas no cartão de crédito, empréstimos, controle das finanças, entre outros.

Quando a dívida é muito alta, é importante refletir sobre os motivos que te conduziram ao endividamento. O último programa Conta no Vermelho da TV Carol Sandler, contou o história de uma seguidora que estava com muitas dívidas. Ela fazia compras grandes de uma só vez e o débito cresceu muito com os juros do cartão de crédito.

Para solucionar o superendividamento, Carol sugeriu o Programa de Apoio ao Superendividado do Procon, mas conversando com a seguidora foi possível perceber a relação entre a ansiedade e os momentos de compras compulsivas. Dessa forma, o auxílio psicológico também é uma opção.

O que é oniomania?

Em uma situação de superendividamento relacionada às compras compulsivas, consumo e gasto no cartão de crédito, é fundamental investigar se esse comportamento tem relação com o estado emocional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8% da população mundial sofre de oniomania, que é uma doença caracterizada pelo vício de comprar ou gastar, mesmo quando já tem muitas dívidas.

A pessoa que desenvolve esse tipo de transtorno precisa procurar atendimento psicológico. Existe tratamento para oniomania em diversos hospitais públicos de São Paulo e outras cidades, mas o primeiro passo é reconhecer que existe um problema e identificar onde está a raiz dele.

Se você precisa de ajuda para sair do vermelho, não deixe de conferir o programa Conta no Vermelho da TV Carol Sandler. Toda semana tem conteúdo novo para te auxiliar e deixar sua conta no azul.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.

Leia em seguida

endividada-nunca-mais-saiba-como-ficar-com-a-conta-sempre-no-azul

4 de setembro de 2019

Sair das dívidas é difícil e exige organização, disciplina e alguns sacrifícios para ficar com a conta no azul. Se você finalmente conseguiu pagar suas dívidas, precisa tomar alguns cuidados para nunca mais ficar endividada. Afinal, não tem coisa mais triste do que quitar todas as pendências, gastar mais do que pode e entrar no […]

6-dicas-para-que-os-problemas-financeiros-nao-impactem-sua-saude-fisica-e-mental

5 de agosto de 2019

Os problemas financeiros muitas vezes acabam consumindo nossa saúde física e mental. Confira dicas da nutricionista Liv Gitahy para não deixá-los afetar sua vida!

investir-ou-quitar-dividas

18 de março de 2019

Você quer investir, mas tem uma dívida pendente. É melhor quitar a dívida ou aplicar essa grana? Se você errar, pode arruinar seu bolso! Veja a resposta.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas