O que você pretende fazer quando se aposentar?

16 de junho de 2016 - Por

caixa_seguradora

quem ama, compartilha!

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

O sonho com uma aposentadoria perfeita sempre passa pela cabeça das pessoas. A imagem de um futuro bem cuidado fica ainda mais forte naqueles períodos em que a jornada de trabalho está excessivamente cansativa e o banco de horas não para de crescer. O que muita gente não leva em consideração é que o preparo para a aposentadoria não se limita só ao planejamento financeiro, é preciso também se preparar psicologicamente para essa mudança.

Se alguém perguntar o que você pretende fazer depois que se aposentar, você pode até ter uma resposta na ponta da língua: viajar, praticar esportes, passear, aproveitar mais tempo com a família, etc. No entanto, é necessário levar em consideração que essa é uma mudança brusca na vida – a rotina muda completamente e você precisa estar preparada para isso.

Diminuir o ritmo é importante em algum momento da vida, mas vale lembrar que vivemos em uma sociedade onde o trabalho é altamente valorizado. De certa forma, nossa profissão define parte de nossa identidade. Sendo assim, vale a pena pensar na aposentadoria como uma conquista gradativa.

Se você é uma pessoa agitada e que trabalha muito, pode estranhar os primeiros meses de rotina tranquila quando se aposentar. Para evitar esse choque, é interessante começar a desenvolver desde já atividades que te dão prazer e que, futuramente, poderão ocupar um espaço maior em seu dia a dia. O ideal é buscar esse equilíbrio desde já, ainda que você esteja longe da aposentadoria.

Então monte um plano: o que você gostaria de fazer no futuro e que pode começar desde já? Você pode incluir na sua rotina, aos poucos, atividades que te dão prazer e que vai poder aproveitar com mais calma quando se aposentar. Assim você se prepara e já começa a curtir desde agora o sonho da aposentadoria tranquila.

Um futuro bem cuidado requer atenção desde o momento presente. Procure viver o dia de hoje de forma equilibrada, para que os projetos focados no lazer e na qualidade de vida não sejam vividos somente depois da aposentadoria. E, com o cuidado de se planejar financeiramente e poupar desde cedo, você estará devidamente preparada para se aposentar com tranquilidade. Afinal, dias felizes no futuro podem ser vividos não só com o patrimônio que você juntou, mas também com as lembranças dos momentos que viveu.

foto: Istock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Avatar

Leia em seguida

Investir na bolsa: conheça os 15 termos mais usados e perca o medo

30 de janeiro de 2020

Investir na Bolsa de Valores não é um bicho de sete cabeças. Com pesquisa e estudo, você pode investir em ações sem medo. Veja o passo a passo!

5-perguntas-para-fazer-a-sua-assessora-de-investimentos

23 de janeiro de 2020

Se você tem dúvidas sobre como investir e qual o melhor investimento, não fique preocupada. Sua assessora de investimentos pode te ajudar. Descubra!

como-investir-de-acordo-com-o-seu-perfil-de-investidora

21 de janeiro de 2020

Você quer aplicar o dinheiro parado na sua conta, mas não sabe como investir? O primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidora. Saiba como!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas