Dicas para falar de dinheiro no namoro

20 de fevereiro de 2020 - Por

organizacao-financeira-dicas-para-falar-de-dinheiro-no-namoro

quem ama, compartilha!

Normalmente, as mulheres ficam inseguras para falar de dinheiro, mas como já sugerimos aqui, quebrar esse tabu pode ser uma das suas resoluções feministas para 2020. Quando o assunto é evitado, fica difícil aprender a cuidar do dinheiro, ter controle financeiro, economizar e investir para realizar seus sonhos.

Quando você está namorando alguém, falar sobre dinheiro pode parecer um assunto especialmente delicado. No entanto, abordar o tema – cedo e frequentemente – é essencial para o seu relacionamento. Assim, vocês conseguem fazer planos e passeios condizentes com a vida financeira de cada um. Além disso, se a relação avançar e vocês decidirem morar juntos, já sabem como começar a organizar o orçamento doméstico a dois.

Para te ajudar a quebrar esse tabu com o seu amado ou amada, reunimos algumas dicas para começar a falar de dinheiro logo no começo do namoro.

Dividir as despesas

Culturalmente, fomos ensinadas que os homens devem pagar a conta de um jantar, cinema ou qualquer outro passeio, mas essa é uma ideia ultrapassada e ainda pressupõe que toda relação tem um homem. Trate o assunto de maneira natural e sempre escolha dividir as despesas, assim você não fica dependente do outro.

Ser independente financeiramente e pagar o que quiser com o próprio dinheiro é uma sensação libertadora.

Sejam transparentes sobre a vida financeira

A conversa sobre dinheiro no namoro não precisa vir acompanhada de vários jargões econômicos. Trata-se de incluir o dinheiro nos diálogos cotidianos e aprender mais sobre a vida financeira e prioridades do outro.

Um relacionamento saudável é construído com parceria, intimidade e o compartilhamento de experiências. O dinheiro também faz parte dessa construção. Dessa forma, seja transparente, fale e pergunte sobre a vida financeira, como gasta o dinheiro, hábitos de consumo, se está montando uma reserva de emergência, juntando dinheiro para viajar ou tentando negociar um aumento de salário

Se achar interessante, aproveite o momento para falar quanto pode gastar no passeio a dois.

Não julgue os hábitos financeiros

Não faça julgamentos sobre a vida financeira ou hábitos de consumo do seu parceiro ou parceira, seja solidária e busque entender as ações. A ideia é conhecer melhor a outra pessoa, saber como utiliza o dinheiro e também uma forma de prevenir brigas. Se você achar que seu companheiro ou companheira está desrespeitando sua opinião ou sua jornada financeira: alerta vermelho.

Lembre-se que à medida que o relacionamento avança e vocês passam mais tempo juntos, falar sobre dinheiro fica mais fácil. Seja verdadeira e natural.

Compartilhe seus conhecimentos sobre organização financeira

Se você já aprendeu a cuidar do seu dinheiro com as nossas dicas, tem controle financeiro e está investindo, pode ajudar seu companheiro ou companheira com a organização das finanças pessoais.

Explique como organizar o orçamento com o modelo 50/30/20 e controlar as despesas. Caso a pessoa tenha dívidas, ajude a elaborar um plano para quitar os débitos, depois poupar dinheiro todos os meses e investir. Se achar viável, conte como os seus pais lidam com o dinheiro. Lembre-se que duas cabeças pensando funcionam melhor do que apenas uma.

Matéria adaptada do site Ellevest.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

organizacao-financeira-8-dicas-para-controlar-suas-financas-pessoais

2 de março de 2020

O primeiro passo para ter organização financeira é montar um orçamento e saber o quanto você gasta para viver. Veja mais truques para controlar suas finanças pessoais.

guia-da-separacao-como-organizar-as-financas-para-o-divorcio

17 de fevereiro de 2020

O casamento não vai bem e o divórcio é inevitável? Veja como se preparar e organizar as finanças para não ter dificuldades financeiras após a separação.

infidelidade-financeira-orcamento-familiar-01

22 de maio de 2019

Aquelas compras que você esconde ou investimento que faz escondida são formas de infidelidade financeira. Veja como afastar essa ameaça ao relacionamento.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas