Os 7 freelas com mais oportunidades em 2018

7 de junho de 2018 - Por

freela-trabalho-freelancer-mais-oportunidades 01

quem ama, compartilha!

Ser uma freela de sucesso é questão de encontrar as oportunidades certas – afinal, fazer trabalhos freelancer tem sido a solução encontrada por muitas pessoas que perderam o emprego ou que precisam de renda extra. O site Freelancer.com acaba de divulgar o relatório Fast 50, que aponta quais são as áreas de freelas com maior demanda nos últimos meses.

Para chegar às conclusões, foram analisados mais de 415 mil postos de trabalho publicados no primeiro trimestre de 2018. A plataforma apenas reitera que essas tendências são muito voláteis, então, o que está em alta agora pode sofrer queda mais ao final do ano – o que reforça a importância de estar sempre antenada às oportunidades no setor.

1. Redator freelancer

Trabalhos ligados à conteúdo online e internet tiveram um salto de 58,4% em um trimestre, indo de 4.314 jobs publicados no último trimestre de 2017 para 6.833 no primeiro trimestre de 2018. A demanda por Article Rewriting também subiu 51,1%, enquanto edição teve 27,16% mais demanda no período do levantamento. O campo de redação jurídica também se mostrou fértil, com 49,2% de jobs a mais postados na plataforma.

2. Especialistas em dados

De acordo com o relatório, essas áreas estão em alta por conta da importância dos dados para os negócios. Data Mining teve crescimento de 51,5% em relação ao último trimestre de 2017, enquanto Processamento de Dados teve 16,9% a mais de demanda no mesmo período. Já Data Entry teve salto de 2,6%, indo de 24.903 para 25.539 no mesmo período.

Profissionais de Search Engine Marketing (SEM) encontraram 78,6% mais oportunidades no primeiro trimestre de 2018, em relação ao último trimestre de 2017.

Do outro lado da balança estão os especialistas em seguranças de dados e digital, cuja procura teve um boom desde a crise envolvendo o Facebook e a empresa Cambridge Analytica – que teria obtido os dados pessoais de usuários da rede social e os usado de forma inadequada. De acordo com o relatório, a procura por esses profissionais é uma tendência que já tem entrado em evidência na plataforma de freelances, com crescimento de 24% na procura.

freela-trabalho-freelancer-mais-oportunidades 02

3. Programador freelancer

Meninas que programam em Javascript e C#, atenção! A procura por desenvolvedoras nessa primeira linguagem cresceu impressionantes 59,1% – de 17.115 no último trimestre de 2017 para 27.228 no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, também houve aumento de 62,1% na procura por profissionais com habilidade de programar em C#. Atenção, ainda, para oportunidades para quem entende de Python (+51,6%), React.js (+17,5) e Angular.js (+63,5%).

4. Freelancer design

A procura por profissionais para jobs em After Effects teve aumento recorde de 109,3% no primeiro trimestre de 2018. No mesmo período, os trabalhos em Illustrator registraram um aumento de 80,7%. Ainda no Pacote Adobe, trabalhos em InDesign tiveram crescimento de 71,5%, enquanto Shopify Templates e Photoshop também aumentaram 35,2% e 40,8%, respectivamente.

Já freelas em 3D Design registraram crescimento de 56,7%, enquanto a produção de áudio passou por crescimento de 60% na oferta de freelances. Quem entende de CAD/CAM (Desenho Assistido por Computador) teve 50,6% mais oportunidades de freela no período pesquisado.

5. Freelas em tradução e línguas em geral

A língua alemã está em alta depois do Brexit (saída da Grã-Bretanha da União Europeia), que culminou na migração de diversas empresas que, até então, estavam no Reino Unido e optaram em ir para a Alemanha. Este é o cenário que provocou aumento de 37% na demanda por tradução de conteúdo de negócios para o idioma alemão.

Ainda segundo o relatório, empregos relacionados à língua inglesa no Reino Unido passaram por crescimento de 100% no Reino Unido, enquanto nos Estados Unidos, o número bateu 103,5%. A demanda pelo inglês estaria mais relacionada às empresas internacionais dos países que não falam a língua e querem atrair profissionais.

6. Jobs para trabalhar com criptomoedas

Se antes esses jobs se mostravam apenas como tendência, o crescimento do Bitcoin e de outras criptomoedas fizeram aumentar a demanda por profissionais que entendam do assunto – especialmente da tecnologia Blockchain, que teve 58% mais jobs postados no Freelancer.com, com 965 trabalhos publicados no quarto trimestre de 2017 contra 1.529 no primeiro trimestre de 2018.

7. Inteligência Artificial (IA)

O que antes se mostrava apenas como tendência já se concretiza nas publicações de vagas na plataforma, com salto notável de 106%. A previsão é de que as oportunidades se expandam ainda mais: de acordo com publicação da Harvard Business Review, ainda há muito o que se explorar neste setor, seja entre quem desenvolve IA ou quem cria conteúdo educacional neste sentido.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

dicas-de-renda-extra-no-verao 01

20 de novembro de 2018

Seja na praia ou na cidade, fim de ano é uma boa época para vendas. Conheça a história de três mulheres que viram na alta temporada uma forma de ganhar dinheiro extra.

trabalhar-em-casa-ganhar-dinheiro-internet-renda-extra-01

6 de outubro de 2018

Esteja você desempregada ou precisando de renda extra, trabalhar em casa é possível, seja cozinhando ou se tornando uma digital influencer. Veja outras opções para ganhar dinheiro!

freelancer-freela-como-calcular-o-valor-do-seu-trabalho-01

24 de agosto de 2018

Para saber como calcular o valor do seu trabalho como freelancer, o primeiro passo é pensar em qual seria seu salário como CLT. Veja os demais aqui!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas