Os 8 melhores investimentos para 2019, segundo especialistas

4 de janeiro de 2019 - Por

melhores-investimentos-2019

quem ama, compartilha!

Para entender quais serão os melhores investimentos em 2019, vamos revisar juntas o cenário político e econômico. Com a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente da República, há um misto de otimismo no mercado interno com preocupação em relação a políticas públicas.

“Minha expectativa é de que o País possa crescer em torno de 3%, especialmente se as reformas propostas por Bolsonaro prosperarem, notadamente a reforma da Previdência”, afirma afirma Alexandre Espírito Santo, professor de Economia e Finanças do Ibmec-RJ.

Se, por um lado, o Ibovespa fechou 2018 com alta acumulada de cerca de 15%, houve a maior saída de capitais estrangeiros desde a crise de 2008 – investidores estrangeiros retiraram 11 bilhões (US$ 2,9 bilhões) em recursos ao longo de 2018. De acordo com site da revista Exame, um dos motivos são as notícias negativas vinculadas a Bolsonaro.

ATENTA

Isso significa que você deva largar a renda fixa e partir para a Bolsa? Vamos com calma. Este é apenas um indicativo de que, se você tem o perfil de investidora mais ousado, pode aproveitar que a renda variável está entre os investimentos mais rentáveis neste momento. No entanto, se você tiver perfil mais conservador, também terá boas opções.

Melhores investimentos: as apostas do mercado para 2019

O Boletim Focus – publicação online semanal do Banco Central –, publicado dia 31 de dezembro, apontou que a Selic pode chegar ao final de 2019 no patamar de 7,13% ao ano. Hoje, ela está em 6,5% a.a., portanto, a mudança seria pouco significativa.

“Como o cenário para inflação em 2019 continua positivo, não devemos observar uma elevação consistente na Taxa Selic”, observa Espírito Santo. Na prática, isso significa que o cenário da renda fixa não deve mudar muito em relação a 2018.

Por isso, investimentos prefixados podem ser más escolhas. Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coach financeira, explica o motivo e dá algumas dicas:

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Desta forma, na renda fixa, Tesouro Selic e IPCA+, além de LCIs, LCAs e CDBs, podem ser interessantes.

Já as mulheres de perfil de investimento mais arrojado podem aproveitar o bom momento da Bolsa de Valores. Porém, se você não tem experiência ou tempo para investir diretamente em ações, pode apostar nos fundos de investimentos.

“Vejo como estratégia interessante alocar uma parte (entre 10% e 20%) da carteira de investimentos em ações e em fundos multimercados, que sabem se aproveitar desses momentos de melhora na economia”, aconselha Espírito Santo.

Para Carol Sandler, fundos ETF (Exchange Traded Funds, ou Fundos de Índice) são boas alternativas para investidoras arrojadas. Com eles, comprando apenas uma cota, você adquire uma pequena parcela de uma cesta de ações, deixando seus investimentos mais diversificados. Apenas fique de olho nas taxas mensais de administração e corretagem.

Resumindo, fique de olho nestes investimentos:

  • Tesouro Direto;
  • LCIs;
  • LCAs;
  • CDB;
  • ações;
  • fundos de ações;
  • ETFs;
  • fundos multimercado.

Os piores investimentos para 2019, segundo especialista

Em 2018, a caderneta de poupança ficou na lanterna quando o assunto é rentabilidade – veja aqui nossa retrospectiva dos piores e melhores investimentos do ano passado. Por isso, para Espírito Santo, essa não está entre as melhores escolhas para 2019.

“Apesar de ser um investimento seguro, sua rentabilidade tem sido muito baixa. A investidora conseguirá obter melhores retornos em opções igualmente seguras, como LCI e LCA, que contam com o guarda-chuva do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).”

Fotos: TENOR

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

renda-fixa-turbinada-aprenda-a-investir-em-debentures

8 de outubro de 2019

O mercado financeiro oferece uma opção de investimento em renda fixa para turbinar seus rendimentos: as debêntures. Saiba como investir em debêntures e ficar mais próxima de realizar os seus sonhos.

investimentos-5-erros-comuns-de-quem-acredita-que-sabe-demais

26 de setembro de 2019

Ler um pouco sobre investimentos faz algumas pessoas acharem que já entendem tudo e cometerem ESSES erros. Saiba quais para não perder dinheiro!

com-a-selic-a-5-5-investimentos-em-renda-fixa-ainda-valem-a-pena

19 de setembro de 2019

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, caiu 0,5 ponto percentual e alcançou o patamar de 5,5% ao ano. Foi o segundo corte consecutivo de 2019, efetuado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O anúncio aconteceu nesta quarta (18) e confirmou a expectativa da maioria dos especialistas do […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas