Os cuidados com o orçamento em tempos de crise

11 de abril de 2016 - Por

cuidados-orcamento-crise

quem ama, compartilha!

Em tempos de crise e incerteza, cuidar bem do orçamento, planejar, evitar dívidas e ter equilíbrio na hora de gastar são atitudes fundamentais.

É provável que você já tenha pensado em se organizar melhor e poupar, mas também desanimado ao se deparar com parcelas pendentes para pagar e dívidas que acabaram se acumulando.

Seja determinada! Não adie a tomada de controle sobre sua vida financeira. Isso é algo que não pode esperar. Assim como você cuida da saúde e do seu bem-estar, a atenção com as finanças é fundamental. Afinal, com elas sob controle, você terá mais qualidade de vida, poderá planejar melhor e ter mais condições de conquistar seus sonhos.

Sem controle financeiro, você corre mais risco de torrar o dinheiro em promoções “imperdíveis” comprando coisas que nem precisa, de cair em armadilhas de compras em “10 vezes sem juros” ou de se endividar gastando de forma compulsiva.

Leitura complementar

Planilha Amiga de Orçamento

Planilha Amiga de Orçamento

Ver mais

Para tomar as rédeas de sua vida financeira, você precisa de um método eficiente de organização e acompanhamento de gastos. Não existe uma fórmula universal, que seja adequada para todas, pois cada uma tem seu contexto. O essencial é ter uma fórmula funcional para sua vida, que você consiga aplicar e obter resultados positivos.

orcamento_crise

Para isso, a Carolina Ruhman Sandler, fundadora e CEO do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), ensina o método 50/30/20. Com ele, você descobre o quanto pode gastar de acordo com sua realidade.

Faça o curso Vida Financeira Equilibrada para aprender mais sobre este método. Com ele, você saberá quanto do seu dinheiro deverá ser destinado para pagar suas contas essenciais, aquilo que deve ser usado em despesas com lazer e gastos cotidianos, bem como o que deve ser destinado para investir ou pagar dívidas.

É com esse dinheiro que você poderá se organizar para criar um patrimônio e tornar seus sonhos realidade. Aplicando essa fórmula, será possível guardar um pouco todo mês, se preparar para o futuro e realizar os seus sonhos.

Viver no limite é arriscado, pois os imprevistos fazem parte da vida. Pode ser um carro que quebra ou um problema de saúde, é necessário ter uma reserva para lidar com esses acontecimentos. Por isso, quanto mais cedo você se disciplinar e se educar financeiramente, melhor.

No curso Vida Financeira Equilibrada, você aprenderá tudo o que precisa sobre o método 50/30/20, que será útil especialmente no período de dificuldade econômica que o País enfrenta e que castiga a população. No curso, entre outras coisas, você aprenderá como controlar as despesas, reduzir gastos sem sofrer e a importância de ter metas.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

25 de junho de 2019

Para viajar, comprar ou investir, qual a diferença de dólar comercial e dólar turismo? Entender como eles funcionam te ajudará a escolher o melhor momento de comprá-lo. Entenda!

14 de junho de 2019

Temos o preconceito de achar que só porque ela trabalha em casa, tem uma vida de princesa. Engano seu! Veja quanto custaria se não tivesse uma pessoa para cuidar de tudo!

dia-dos-namorados

12 de junho de 2019

Começar a juntar dinheiro a dois é um grande passo no relacionamento. Neste dia dos namorados, te mostramos como fazer isso da melhor maneira possível. Confira!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas