26 de julho de 2016 - Por IBCPF
*Liao Chieh
Enquanto lia uma matéria que dizia que os pais podem introduzir uma semanada (versão semanal da mesada) para crianças a partir de 6 anos, minha ficha caiu: a minha filha “frágil e dependente” não é mais um bebê. Ela vai completar 6 anos em poucos dias e já vai ter o direito de receber dinheiro. Ainda em choque e pensando: “Nossa, ela já largou a mamadeira há quatro anos”, fui pesquisar mais sobre o assunto.
Minha primeira constatação é que há farto material de qualidade disponível na internet, tanto textos quanto vídeos. Não pretendo ficar repetindo conceitos que você consegue achar facilmente ao digitar mesada em seu smartphone. Entre artigos, matérias, blogs e conversas com outros pais, dois tópicos me saltaram aos olhos: bônus x desconto e aplicação de juros. O motivo de ter chamado a minha atenção é o fato de você encontrar bons argumentos para os extremos opostos desses dois tópicos.
Bônus x Desconto
Aplicação de Juros
E para qual lado deve seguir o trem da educação financeira? É difícil saber, então vamos tentar nos inspirar em um caso empírico e real.
Vocês podem estar pensando que como eu sou especialista em educação financeira, palestrante de finanças pessoais e tenho as minhas próprias finanças bem organizadas, fruto dos meus estudos e trabalho, bastaríamos replicar o modus operandi dos meus pais, já que funcionou, certo? Ledo engano!
Os meus pais começaram pobres, sem instrução financeira alguma, e quando abriram um comércio nos anos 80, guardavam o dinheiro das vendas e os cheques pré-datados em uma velha pasta executiva. A regra da minha mesada era extremamente simples, pois minha mãe apenas disse uma vez: “Vem cá, sempre que necessitar de dinheiro, a senha da pasta é 2-2-2. Pegue o que precisar”. Quer regra mais fácil de entender e aplicar que essa?
Tenho certeza absoluta que ela seria duramente criticada pelos especialistas dos artigos, livros e blogs que eu li, pois em uma frase ela conseguiu quebrar todos os princípios de governança, controle, conflito de interesses, imposição de limites nas crianças e alfabetização financeira. Entretanto, essa libertinagem monetária que poderia ter quebrado o comércio deles e a minha cabeça gerou justamente o efeito oposto em mim. Entendi na época que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, como diria o tio do Homem-Aranha, Benjamin Parker.
Fica muito claro que não existe uma regra universal para educar financeiramente os seus filhos através da mesada. As técnicas, as dicas de especialistas, o tipo de mesada escolhido e as condições precisam ser personalizadas, levando em conta as características dos seus filhos, tais como a maturidade e o senso de responsabilidade, o contexto em que eles vivem, o nível de conhecimento matemático, entre outros pontos.
Em muitos casos, a consciência financeira dos pais é ainda mais importante. Quais exemplos você está dando para os seus filhos em termos de consumo consciente? Quanto você investe todo mês para proporcionar tranquilidade financeira à sua família no futuro? Você tem uma reserva financeira para situações de emergência? Tenha certeza que essas respostas, boas ou más, influenciarão os hábitos financeiros dos seus filhos, muito além da mesada.
Quanto à minha filha, vou seguir meus conhecimentos financeiros, minha razão e minha intuição. Daqui a alguns anos poderei compartilhar o que fiz. Por enquanto, vou pagar os recreadores da festinha de aniversário de 6 anos!
Autor: Liao Yu Chieh, CFP é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). E-mail: liao@4evergreen.com.br
As respostas refletem as opiniões do autor, e não do Finanças Femininas ou do IBCPF. O site e o IBCPF não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
Fotos: Shutterstock
19 de fevereiro de 2019
Dar exemplo é apenas a primeira dica para pais de primeira viagem ensinar educação financeira para crianças. Carol Sandler ensina aqui outros segredos fáceis de aplicar!
14 de fevereiro de 2019
Você faz o que quer com seu dinheiro ou ele que te impõe limites? Dá para arrumar as finanças mesmo com dívidas. Veja como não deixar sua grana te controlar!
28 de janeiro de 2019
Para fazer o planejamento financeiro, você precisa de um bom orçamento e controle de gastos. Mas o que é orçamento? Qual é a diferença? Confira!