3 de novembro de 2016 - Por CaixaSeguradora
*Post patrocinado pela Caixa Seguradora
Economizar dinheiro para uma boa aposentadoria é o pilar da educação financeira. O segundo passo é fazer essa economia de forma estratégica. Nesse aspecto, existem dois passos importantes para quem quer construir um bom patrimônio: disciplina para acompanhar o investimento e diversificação.
Com essa combinação, o primeiro-tenente William Thomaz, de 33 anos, está pavimentando o caminho para se aposentar com tranquilidade. Uma das suas escolhas foi a previdência privada. Cliente da Caixa Seguradora desde o ano passado, ele conta que já tinha um plano de previdência em outra instituição, mas comparou o mesmo produto pela Caixa e percebeu que não estava com a melhor rentabilidade. “Na outra instituição, eu arcava com uma taxa de administração de 1,8%. Na Caixa, essa taxa caiu para 1%. Resolvi migrar meu investimento e acompanho periodicamente o rendimento”, relata.
A atenção em observar a instituição que estava oferecendo melhor taxa de administração será recompensada no longo prazo, tendo em vista que o dinheiro vai render mais.
Outro passo estratégico do tenente William Thomaz é usar o benefício do plano de previdência de forma sábia. O produto que ele adquiriu é um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), ideal para quem faz a declaração de Imposto de Renda completa e que tem a vantagem de oferecer dedução de 12% das contribuições da renda bruta anual do contribuinte.
Em vez de gastar o dinheiro da dedução, o tenente prefere reaplicar o dinheiro em Tesouro Direto, como forma de criar uma reserva à parte para usar quando quiser resgatar o dinheiro da previdência. “A grande sacada é reinvestir. Às vezes a pessoa gasta o valor da dedução sem perceber que está tirando dela mesma. Essa fatia que eu reaplico no Tesouro eu deixo guardada para cobrir o imposto que vai incidir sobre o meu patrimônio quando quiser resgatá-lo”, explica.
Além da previdência e do Tesouro Direto, ele conta que diversifica as aplicações também em CDB. Adepto do conselho de “não deixar todos os ovos dentro de uma mesma cesta”, ele conta que aprendeu a diversificar durante a carreira militar.
Como vantagem da previdência, ele destaca a rentabilidade. O produto que ele adquiriu, por exemplo, está atrelado a um fundo de ações. Em média, ele consegue um rendimento entre 12% e 13% ao ano.
Em dúvida sobre como construir seu patrimônio? Faça como o tenente William: acompanhe seus investimentos, diversifique e escolha um bom plano de previdência.
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
Foto: arquivo pessoal
24 de janeiro de 2019
Quer investir em renda fixa mas não sabe por onde começar? Conheça suas opções, entre Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, RDBs e muito mais!
5 de novembro de 2018
Será que realizar investimentos em bancos tradicionais é a opção mais rentável para os seus investimentos? Entenda melhor o que é e como funciona uma financeira.
27 de setembro de 2018
Aplicar ou não dinheiro na poupança ainda causa dúvida em muita gente. Porém, para saber se esse é o investimento mais adequado para você, é preciso saber quais são os seus objetivos.