18 de julho de 2017 - Por Mariana Ribeiro
Falta de proatividade, comprometimento e alinhamento com os objetivos da empresa. Quem tem uma pequena empresa sabe que não é fácil montar a equipe certa para ver seu negócio crescer. Se você está vivendo esse dilema, confira as dicas da planejadora financeira e fundadora do Finanças Femininas, Carol Ruhman Sandler, para tomar boas decisões na hora de escolher os seus funcionários.
A maior dificuldade enfrentada por quem está montando uma equipe pequena é encontrar profissionais com um perfil ‘faz tudo’, coloca Carol. “As áreas de trabalho de uma pequena empresa não são estáticas, todo mundo acaba tendo que fazer um pouco de tudo. Por isso, é muito importante encontrar um profissional que entenda esse momento.”
É importante que os funcionários de pequenos negócios se identifiquem com os objetivos da empresa, por isso, essa contratação não deve apenas focar em requisitos básicos e salário. “Tente achar alguém com ‘brilho nos olhos’, um funcionário disposto a encarar os desafios.”
Outro atributo importante é que o funcionário consiga ter visão do negócio, enxergar para onde estão caminhando. “Esse perfil quase empreendedor é importante para garantir que ele esteja empenhado na construção do negócio.”
Motivação é essencial. Por isso, é importante deixar claro à equipe que há grandes possibilidades de desenvolvimento profissional com o crescimento da empresa.
Uma das grandes vantagens das empresas pequenas é a possibilidade de ter um contato mais pessoal com os seus funcionários. Por isso, aproveite esse diferencial para tratar os membros da equipe de maneira individualizada. Entenda seus pontos fortes e fracos e trabalhe tanto as suas potencialidades quando as habilidades a serem melhoradas.
“É importante que o profissional seja claro quanto aos desafios a serem enfrentados e as conquistas que estão sendo feitas em conjunto”, orienta Carol. Esse passo é um grande diferencial para que as pessoas se sintam valorizadas.
Deixar sempre claro à equipe que a conquista de um é também de todos é muito importante para mantê-la motivada e engajada com o crescimento do negócio.
Fotos: Shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!
9 de agosto de 2018
Ser empreendedora é uma forma de se autoconhecer e desbravar os seus limites. A coluna da Barbara Hannelore fala como se dá esse processo e como ele ajuda no seu crescimento profissional. Confira!
7 de julho de 2018
Se você tem medo de não ser boa o suficiente, não estar pronta, de ser julgada pelos outros e de não atender às expectativas, essa coluna da Barbara Hannelore é para você. Confira como se tornar uma empreendedora de sucesso!
14 de abril de 2018
Facilitar o acesso a capital, disponibilizar cursos de capacitação para empreendedoras e promover networking com investidores estão entre as propostas do W55, uma aceleradora de startups. As inscrições vão até 22 de abril.