Perca o medo de falar em público!

9 de abril de 2014 - Por

perca o medo de falar em público

quem ama, compartilha!

Você tem mil qualidades, seu trabalho é fundamental em seu setor e todos reconhecem a sua competência. Até aqui, tudo lindo. O problema começa quando você precisa fazer uma apresentação, seja para a equipe ou para algum cliente. Falar em público te causa pânico? Não se preocupe, isso pode ser superado.

O primeiro passo é deixar de achar que o problema é maior que você mesma. Quando a gente dá muita credibilidade às nossas dificuldades, superá-las torna-se mesmo mais complicado. O fato de não se sentir confortável para falar diante de outras pessoas não significa que você precisa conformar-se com a situação.

Se o que move o mundo são as constantes mudanças, porque nós mesmas não seríamos capazes de passar por transformações?

Treino

Bom, se você reconhece que falar em público é uma dificuldade, a primeira coisa a fazer é ensaiar bastante antes da sua apresentação. Vale a pena fazer isso diante de um espelho, para que você também analise as suas expressões. Treine também na presença de pessoas que te inspirem confiança, pode ser em casa com algum amigo ou familiar.

É uma forma de você começar a sentir-se confortável com a presença de alguém ouvindo seu discurso, além de te dar conselhos que podem ser úteis na apresentação.

perca o medo de falar em público

Procure relaxar nos momentos em que for ensaiar, se você ficar ansiosa ou nervosa, isso irá bloquear sua fala. O objetivo aqui é justamente o contrário, o ideal é que você comece a encarar a situação com naturalidade.

Se os ensaios por sua conta não forem suficientes para lhe ajudar, uma boa saída é procurar um treinamento com um coach para lhe ajudar a superar os problemas.

Não subestime o seu potencial

Um grande problema na hora de superar uma dificuldade é a tendência que temos em comparar-nos a pessoas muito experientes. Ainda que não seja diante de uma comparação, mas as vezes caímos no erro de achar que não vamos dar conta disso ou aquilo. Pensar assim só vai lhe fazer cortar o principal ingrediente para que você reverta o jogo: motivação.

Antes de mais nada, supere seus próprios medos. Faça o que for preciso para sentir-se melhor e mais segura consigo a cada dia. Diante de suas próprias evoluções, a habilidade começa a surgir naturalmente.

Falar bem em público é essencial para diversos aspectos da vida profissional. Um projeto bem elaborado mantido em segredo na sua gaveta ou computador, não tem nenhum valor. Mas pode tornar-se a chave para o seu sucesso se for bem apresentado, bem “vendido” em seu discurso.

Lembre-se sempre da importância de dar valor ao poder da palavra. Se o seu principal empecilho é a dificuldade de falar diante de muita gente, não deixe para amanhã a superação deste problema.

 

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

sinais-de-que-voce-pode-ser-demitida-em-breve

15 de fevereiro de 2019

Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.

celebridades-empreendedoras-giovanna-antonelli

30 de janeiro de 2019

Além dos holofotes, celebridades como Ana Hickmann, Giovanna Antonelli e Gisele Bündchen empreendem e cuidam de suas empresas. Conheça-as!

perfeccionismo-no-trabalho-perfeccoinista-carreira 01

16 de janeiro de 2019

ATENÇÃO: o perfeccionismo pode estar atrapalhando sua carreira. Veja dicas práticas para deixar de ser tão perfeccionista e decolar no trabalho!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas