Perfil profissional no LinkedIn: 5 dicas para deixá-lo mais interessante

4 de outubro de 2018 - Por

perfil-profissional-no-linkedin(1)

quem ama, compartilha!

Ter um perfil profissional no LinkedIn é uma ótima alternativa para quem deseja entrar no mercado de trabalho e ter uma rede de contatos que pode ser útil na ascensão da carreira. Entretanto, essa é uma rede social que requer um cuidado maior com as informações ali postadas e com a forma como você se posiciona. Afinal, seu perfil torna-se o seu cartão de visita para os recrutadores.

Enio Klein, CEO & General Partner da Doxa Advisers e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo, explica que o LinkedIn é uma rede social voltada para a atividade profissional, cujo principal papel é fornecer informações sobre suas capacidades e potencialidades. “Quando especificar a sua qualificação, diga exatamente por quais capacidades e potenciais você deseja ser reconhecida. Participe de grupos onde suas habilidades possam ser notadas e onde você possa expor essas habilidades e capacidades.”

Outra dica de Débora Nascimento, especialista em RH e diretora do Grupo Capacitare, é ser uma provedora de conteúdo. “As pessoas gostam de interagir com perfis que ofereçam informações relevantes para ler, aprender e trocar conhecimento. Escreva seus próprios artigos, compartilhe matérias e dados relevantes da sua profissão e mostre aos seus seguidores como você busca conhecimento técnico e atualização contínua.”

Para te ajudar a dar uma guinada no seu perfil profissional no LinkedIn e te aproximar de potenciais recrutadores e empregadores, separamos 5 dicas do que fazer na rede social.

1 – Atenção à sua foto de perfil e de capa

Toda informação no seu perfil é valiosa. Por isso, dê atenção à sua foto de perfil e de capa e as utilize como ferramenta para criar uma boa primeira impressão. Na capa é possível imprimir a sua marca e mostrar suas outras redes sociais, seu site ou algum título ou prêmio.

“Mas atenção, é preciso tomar cuidado para não poluir o local com muitas informações. Isso pode confundir mais do que explicar. Além disso, escolha uma foto de perfil que represente não só quem é você, mas sim o que você quer que as pessoas vejam em você. Pense em fotos com cenário neutro e sem muitos elementos e comunique quem é através do figurino. Esqueça o modo selfie e pense na imagem que você quer vender”, ressalta Brunno Galvão, especialista em empreendedorismo.

2 – Escolha um título capaz de gerar curiosidade nos recrutadores

Logo depois da foto e do seu nome, a informação que mais salta aos olhos dos recrutadores é o seu título. Posicione-se de maneira plural e de acordo com suas habilidades. Por exemplo, se você for empreendedora ou palestrante, é preciso deixar isso bem claro. Esse é o momento de imprimir a sua personalidade e onde você se encontra na carreira.

3 – Produza um bom resumo de você

Essa talvez seja a parte menos considerada, mas que tem muita importância para te destacar entre tantos perfis. Existem várias maneiras de escrever um resumo, e tudo dependerá da sua escrita pessoal. Entretanto, é preciso produzir um texto com personalidade, de uma maneira que quem leia sinta-se instigado a olhar o restante do seu perfil.

“Mostre quem é você, o que já fez, quais são suas metas, sua missão pessoal e seus valores. O seu perfil no LinkedIn deve ter um equilíbrio entre descrições de atividades e experiências propriamente ditas – essas conquistas não podem ser deixadas de lado. A melhor maneira de contar suas experiências é através dos resultados que você obteve em alguma empreitada”, pontua Galvão.

Além disso, é possível disponibilizar arquivos multimídia, como PDF’s, apresentações de Powerpoint e vídeos. Mas atenção: não é preciso colocar tudo que existe sobre você. Selecione o material que melhor te represente e o que criará mais impacto para, assim, estabelecer um diálogo direto entre a imagem que você quer passar e quem está recebendo esta informação.

perfil-profissional-no-linkedin(2)

4 – Mantenha o campo de formação sempre atualizado

Terminou um curso recentemente ou ingressou em alguma pós-graduação? Então não perca tempo e já atualize o seu perfil no LinkedIn. Esse é um campo que ajuda a embasar o seu conhecimento e mostra que você é uma profissional dinâmica, que está em constante atualização e busca por novas oportunidades de conhecimento.

5 – Busque por recomendações

Aqui é o momento de conversar com pessoas que já tenham trabalhado com você e possam te ajudar a construir um perfil de destaque. Procure quem possa deixar um depoimento com a experiência que tiveram juntos e que ajude a transmitir a sua personalidade e a profissional que você é.

Dica bônus: saiba o que não fazer no LinkedIn

Ao fazer o seu perfil no LinkedIn, é importante lembrar de que ali não é um espaço para compartilhar acontecimentos pessoais, como seria no Facebook, por exemplo. Por isso, não faça publicações que não tenham cunho profissional: o LinkedIn é uma rede restrita a informações de carreira, mercado e trabalho.

“Evite expressar opiniões negativas sobre antigos empregadores e chefes: lembre-se de que ali é um espaço público e tudo o que você postar pode ser visto por um recrutador. E cuidado com o português: certifique-se de que tudo que posta está gramaticalmente correto, evite palavrões ou gírias: um futuro empregador pode estar de olho no seu perfil e, certamente, preferirá candidatos que se expressem com clareza e educação/cordialidade”, conclui Nascimento.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

conselhos-profissoes-carreira-masculina-machismo

2 de julho de 2019

Para lidar com o machismo em carreiras “masculinas”, uma das dicas é reprogramar o cérebro. Veja esse e mais conselhos baseados em pesquisas.

como-aliviar-estresse-exercicios 01

17 de junho de 2019

Você não precisa de grandes gesto para relaxar no trabalho. Esses exercícios ajudam a aliviar o estresse e podem ser feitos sem atrapalhar sua rotina. Aprenda!

profissionais-liberais

27 de maio de 2019

Se você é profissional liberal ou autônoma, precisa ter um bom planejamento financeiro, capital de giro e uma reserva para o futuro. Veja como.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas