Planilha amiga de orçamento

4 de julho de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Nós do Finanças Femininas sempre falamos como é importante ter um controle dos nossos gastos. É só quando sabemos exatamente quanto gastamos todo mês – e mais importante ainda, onde gastamos – é que conseguimos nos organizar para começar a poupar, investir e buscar realizar nossos sonhos.

Mas o grande problema é justamente: como fazer este controle?

Para ajudar nossas leitoras, elaboramos em parceria com a Private Pay, empresa especializada em controle financeiro, uma planilha amiga de orçamento para vocês. A ideia é muito simples. Você abre a planilha e clica no botão “Entrada”. Lá, você inclui todos os seus gastos do dia – coloca tudo mesmo, do cafezinho da tarde até a manicure. Você põe a data, o gasto, o valor e a categoria (elas já são pré-estabelecidas).

Leitura complementar

Planilha amiga do orçamento: saiba como fazer o seu

Planilha amiga do orçamento: saiba como fazer o seu

Ver mais

Na descrição, procure sempre ser o mais específica o possível. A academia tem um nome, por exemplo, então coloque lá e inclua na categoria saúde. Chame todos os impostos pelo nome – IPTU, IPVA, IR… Na hora de incluir o gasto do supermercado, também chame-o pelo nome. É só assim que a gente constrói intimidade financeira!

E pronto. Como assim, é só isso? Sim, só isso.

Você vai em seguida para o botão “Consulta”, onde poderá ver todos os seus gastos organizados da maneira que preferir. Consegue acompanhar todas as despesas dos últimos meses e ver como anda a distribuição dos seus gastos. Se você for mais visual, pode ir ao botão “Gráfico”, e pode ver exatamente para onde o seu dinheiro está indo e como você pode equilibrar melhor todas as suas despesas.

No botão “Categorias”, você encontra todas as categorias disponíveis e ainda pode criar mais 4 para deixar a sua planilha do seu jeito. Nós recomendamos que você crie uma categoria com o seu nome, onde você vai começar a colocar todo o dinheiro que você destina mensalmente aos seus investimentos. É assim que você vai começar a construir uma poupança realmente estruturada!

Por fim,no botão “Buscas”, você consegue procurar despesas  específicas realizadas nos últimos meses. Por exemplo, se quer encontrar quanto gastou naquela farmácia no mês passado, é só digitar ali. Você pode fazer a busca por descrição do gasto, data, valor ou categoria.

Para a planilha funcionar corretamente, a única coisa que você precisa garantir é que o idioma do seu Excel seja o português. Aqui você encontra ajuda se for precisar mudar.

Simples, não é?

Então aproveite, baixe aqui a sua planilha e comece ela agora. Se tiver alguma dúvida ou dica, conte nos comentários!

Conheça: A Private Pay busca trazer disciplina para a rotina atribulada da vida moderna, pois o excesso de atividades e responsabilidades pode resultar em negligência às tarefas cotidianas, incluindo as finanças pessoais.

A empresa presta serviços de controle financeiro, com a geração de relatórios para consultar seus gastos de forma personalizada, arquivamento e digitalização de documentos para consulta pela internet, avisos e/ou pagamento de suas contas, gerenciamento da burocracia de funcionários e geração de relatórios para declaração de imposto de renda. Ficou curiosa? Então clique aqui e conheça.

 

*Matéria atualizada em 15/09/14

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

o-que-o-spread-bancario-tem-a-ver-com-os-juros-altos-que-voce-paga

6 de setembro de 2019

Você sabia que o culpado por você pagar juros altos no banco é o spread bancário? Há pouco tempo o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a taxa Selic para 6%. É a menor taxa de todos os tempos. A queda da Selic criou expectativa de que o crédito também ficasse mais […]

endividada-nunca-mais-saiba-como-ficar-com-a-conta-sempre-no-azul

4 de setembro de 2019

Sair das dívidas é difícil e exige organização, disciplina e alguns sacrifícios para ficar com a conta no azul. Se você finalmente conseguiu pagar suas dívidas, precisa tomar alguns cuidados para nunca mais ficar endividada. Afinal, não tem coisa mais triste do que quitar todas as pendências, gastar mais do que pode e entrar no […]

descubra-formas-de-conseguir-renda-extra-gastando-pouco-ou-nada

30 de agosto de 2019

A vida não está fácil e o desemprego ainda afeta 12 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Com esse cenário, muitas pessoas buscam formas de ganhar dinheiro para garantir o sustento ou uma renda extra no final do mês. Se essa é a sua situação, saiba que existem algumas opções de trabalhos para conseguir uma […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas