Planilha amiga do orçamento: saiba como fazer o seu

21 de maio de 2018 - Por

orcamento-planilha

quem ama, compartilha!

Muita gente tem medo de colocar as contas na ponta do lápis e saber a real situação financeira em que se encontra. Mas ter um orçamento detalhado pode te ajudar a enxergar para onde realmente vai o seu dinheiro e como utilizá-lo da melhor forma.

Para te ajudar nesse processo, desenvolvemos uma planilha amiga de orçamento onde é possível anotar todos os seus gatos. Assim, aos poucos você irá perceber para onde está indo o seu dinheiro, o que está na média e quais são as despesas que variam nas semanas.

Como a planilha funciona?

Com nossa planilha, você sabe exatamente quanto gasta com alimentação, compras, diversão e cuidados pessoais, além de outros itens importantes. Sempre falamos aqui da importância de se ter um controle eficiente dos gastos. Para se organizar e conseguir poupar, é fundamental saber o quanto ganha por mês e, mais importante ainda, o quanto gasta. Assim, é possível começar a poupar, investir e buscar realizar os seus sonhos.

1 – Liste os seus gastos

Leitura complementar

Planilha Amiga de Orçamento

Planilha Amiga de Orçamento

Ver mais

Para começar a utilizar a planilha é simples. Abra o arquivo, clique no botão ‘Entrada’ e inclua todos os seus gastos do dia. Mas é tudo mesmo: do cafezinho da tarde até as blusinhas novas. Coloque a data, o gasto, o valor e a categoria (todas elas já estão pré-estabelecidas).

Tente ser o mais específica possível na descrição. Utilize, por exemplo, o nome da sua academia e a inclua na categoria saúde. Chame todos os impostos pelo nome (IPTU, IPVA, IR). Isso irá servir para construir mais intimidade com o seu dinheiro.

planilha-entrada

2 – Consulte suas despesas consolidadas

No botão ‘Consulta’, você pode escolher a periodicidade (mensal, trimestral ou anual) e o mês inicial e final de sua consulta. A tabela será atualizada automaticamente de acordo com a seleção feita.

planilha-consulta

3 – Personalize suas categorias

Na planilha, é possível criar até quatro novas categorias de despesas e uma receita personalizada. Basta alterar as categorias em vermelho, que ficarão disponíveis para escolha na aba ‘Entrada’.

planilha-categorias

4 – Busque por suas transações

No botão ‘Busca’, você consegue pesquisar entradas antigas por descrição, data, valor ou categoria de transação. Basta digitar no campo indicado parte do texto da transação que deseja encontrar.

planilha-busca

5 – Visualize seus gráficos

Em ‘Gráficos’, você encontra todas as suas despesas organizadas visualmente, para você entender melhor como vem gastando e como são feitas as suas despesas.

planilha-grafico

Ponto! Seu orçamento está montado

Viu como é simples? Com esse controle financeiro, você será capaz de programar os seus sonhos, até os mais ousados. Saber como gastar o seu dinheiro é o primeiro passo para a sua independência financeira. Com essa organização, você nunca mais terá medo do seu orçamento.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

juntar-dinheiro-metade-do-salario-universitaria-01

23 de maio de 2019

Essa leitora do Finanças Femininas organizou tão bem seu orçamento que já conseguiu comprar sua moto à vista. Ela ensina o passo a passo, confira!

infidelidade-financeira-orcamento-familiar-01

22 de maio de 2019

Aquelas compras que você esconde ou investimento que faz escondida são formas de infidelidade financeira. Veja como afastar essa ameaça ao relacionamento.

orcamento-familiar-01

15 de maio de 2019

Todos os membros da família precisam cuidar do orçamento familiar – e o primeiro passo é rever e controlar os gastos. Confirma mais dicas práticas!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas