Planilha: tudo que você precisa calcular para morar sozinha

Planilha: tudo que você precisa calcular para morar sozinha

Morar sozinha é o sonho de muitas mulheres. Porém, essa nova fase da vida requer muito planejamento financeiro, para que a experiência não se torne um pesadelo. Para dar aquele empurrão nesse objetivo, desenvolvemos uma planilha gratuita em que é possível saber exatamente para onde seu dinheiro está indo e como organizá-lo da melhor maneira possível.

Já falamos sobre o que esperar quando decidimos morar sozinha e fizemos um teste para saber se você está pronta para encarar esta jornada. No entanto, organizar todos os gastos de uma casa pode não ser uma tarefa simples. Ter uma vida financeira organizada antes mesmo de se mudar é o primeiro passo para viver essa experiência de forma plena e sem dívidas.

Leitura complementar

Planilha de gastos para quem mora sozinha

Planilha de gastos para quem mora sozinha

Ver mais

Como a planilha funciona?

Com a nossa planilha, você consegue acompanhar suas despesas com aluguel, condomínio, IPTU, energia, água, internet e cartão de crédito, entre outros itens que não podemos esquecer. Tudo para manter suas finanças mais organizadas.

1 – Informe todas as suas receitas

O primeiro passo é preencher, mês a mês, todas as suas receitas. Coloque o seu salário, se recebe algum aluguel ou pensão, suas férias e até mesmo as horas extras. Assim, você saberá exatamente o quanto ganhou naquele mês e ficará mais fácil conseguir controlar as suas finanças.

planilha-morar-sozinha

2 – Separe suas despesas fixas

Nesta parte da tabela, você precisará preencher todas as suas despesas fixas. Isso inclui seus gastos com habitação (aluguel, prestação da casa), transporte (prestação do carro, estacionamento), saúde, educação e impostos. Ao colocar esses valores na ponta do lápis, é possível saber para onde está indo a maior parte do seu salário.

planilha-morar-sozinha1

3 – Separe suas despesas variáveis

O próximo passo é saber quanto você gasta nas suas despesas variáveis. É aqui que você consegue visualizar onde será possível poupar. Seja economizando luz, negociando o pacote da TV por assinatura e procurando por promoções no supermercado.

planilha-morar-sozinha2

4 – Saiba o quanto gasta com contas extras e supérfluos

Quem nunca teve um probleminha com o carro e se viu sem dinheiro para arrumar? Ou precisou gastar mais dinheiro do que o previsto no médico? Pois nessa parte da planilha você conseguirá saber exatamente quanto isso custou ao seu bolso.

Agora, se você pretende viajar, calcule o valor aproximado de tudo e adeque seu orçamento a isso. Quer saber se pode adquirir novos itens para o guarda-roupa? É aqui que você olha se está com dinheiro sobrando para isso ou se já gastou demais no mês anterior.

planilha-morar-sozinha3

5 – Saiba exatamente quanto gastou no mês

Por fim, chegamos ao seu saldo final. Pode parecer assustador em um primeiro momento lidar com tantos números e tipos diferentes de despesas. Mas esse controle apenas te ajudará a se tornar amiga do seu dinheiro, gastando nos lugares e momentos certos.

planilha-morar-sozinha4

Próximo passo: manter sua casa sem dívidas!

Nada como começar uma nova etapa na vida sem dívidas e com total controle sobre o seu dinheiro. Isso se chama ter independência financeira. Saber exatamente para onde o seu salário está indo te ajudará a manter as rédeas das suas contas e da sua casa, sem precisar passar por sufoco.

Fotos: Fotolia e reprodução

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close