Por onde devo começar uma start up?

6 de junho de 2014 - Por

como criar uma start up

quem ama, compartilha!

As start ups vem enchendo os olhos de novos empreendedores há algum tempo. A ideia de ter alguém que financie algo totalmente novo, ainda experimental e teoricamente com grande potencial de crescimento é mais que suficiente para encher de esperanças mentes jovens e sonhadoras. Os exemplos de sucesso realmente são de encher os olhos de qualquer pessoa, afinal grandes negócios como Google, Instagram, Whatsapp e Facebook surgiram como start ups.

O grande problema é que esses casos não são a regra, eles são a exceção. Um post recentemente publicado no Blog do Empreendedor aponta justamente o risco da empolgação cega quanto a esse modelo de negócios, pois traz o dado de que, em média, nove a cada dez start ups não conseguem se sustentar.

O foco

O texto de Marcelo Pimenta (autor do post citado acima) é curto, mas a mensagem de extrema relevância. Se você é uma empreendedora que vê com bons olhos a ideia de criar uma start up, o que vem como prioridade? Conseguir um investidor ou ter um público-alvo bem definido e com a necessidade de ter o seu produto?

Uma grande ideia pode realmente tornar-se a chave para mudar a sua vida por completo, desde que seja aplicável, que exista demanda para o que você está elaborando e que esse produto tenha boa aceitação. O grande problema é que muita gente acaba se arriscando por enxergar tudo isso em segundo plano. Priorizar sua ideia e focar nos investidores como primeira meta pode ser um erro fatal.

Antes de entrar o dinheiro, é preciso ter a certeza de que o produto vai preencher uma lacuna, atender uma necessidade do cliente que está em aberto.

Como bem orienta o idealizador do Business Model Canvas, Alexander Osterwalder, o segredo, na verdade, é não apaixonar-se por uma ideia. As pessoas não se importam com o quão criativa é sua ideia, elas querem aplicabilidade para aquilo que você desenvolveu. Então antes de correr atrás de um investidor, estude todas as maneiras possíveis de testar sua ideia com as pessoas. É o caminho que você tem para descobrir o que precisa ser aprimorado e para despertar a atenção a respeito do seu produto.

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

soft-skills-sucesso-profissional-01

15 de abril de 2019

Segundo levantamento do LinkedIn, criatividade é a soft skill mais desejada (e em falta). Conheça as outras características que podem fazer sua carreira deslanchar!

erros-gestao-funcionarios

8 de abril de 2019

O grande segredo para funcionários cheios de motivação no trabalho é cuidar deles desde a entrada na empresa. Veja como fazer isso na liderança da equipe.

fui-demitida-demissão-o-que-fazer-01

13 de março de 2019

Erguer-se após uma demissão é difícil, mas essencial para você conseguir um novo emprego rapidamente. O primeiro passo é aproveitar o feedback, veja mais!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas