Por que não vale a pena deixar o seu dinheiro na poupança?

25 de fevereiro de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Basta sobrar um dinheirinho no mês, vem a dúvida de onde colocar o dinheiro. O conselho mais ouvido nesta hora é: “Coloca na poupança”. Mas calma lá, você sabe se a poupança vale a pena? Rende o suficiente para te trazer algum lucro ao longo do tempo?

A poupança é uma conta na qual você deposita todo dinheiro que sobrou no mês, ele fica ali e rende um pouquinho todo mês. Um dos benefícios é que você não paga pela manutenção do dinheiro. Por exemplo, no Tesouro Direto é cobrada a taxa de administração. Já na poupança isso não existe.

Outros detalhes que levam muita gente a preferir a poupança é a segurança que o investimento oferece e o fato de não existir um valor mínimo para depositar. Esta é uma das poucas aplicações que o governo não cobra no Imposto de Renda. 

Para depósitos feitos a partir de maio de 2012, o valor ali colocado rende juros mensais de 70% da taxa Selic, que é a taxa básica de juros definida pelo Banco Central, mais a Taxa Referencial (mais conhecida como TR), se a Selic valer menos do que 8,5% – que é o nosso caso, já que a Selic está em 7,5% ao ano. Se a Selic subir acima de 8,5%, o cálculo muda para TR + 0,5%. Se você fez a sua poupança antes da mudança da regra, o modelo de remuneração é de TR + 0,5% ao mês.

Mas com tudo isso, por que então a poupança não é uma boa opção para o seu dinheiro? Para entender isso, você precisa olhar para a taxa de inflação no Brasil…

Em janeiro de 2013, a inflação medida pelo IPCA subiu 0,86% no mês, contra um rendimento atual da poupança de 0,41% nas regras novas e de 0,50% na poupança antiga. Com seu dinheiro nesta aplicação, o lucro da poupança não acompanha o avanço da inflação. Ou seja: no final do mês, você perde dinheiro!

O fato de cada vez mais gente continuar a aplicar na poupança não quer dizer que ela seja uma boa opção. Pelo contrário! Com a inflação elevada do jeito que está, aplicar na poupança é sinônimo de perda de poder de compra.

Antes de decidir investir o seu dinheiro, estude bem outras aplicações e veja se vale a pena no seu caso. Lembre-se que há uma infinidade de investimentos e você deve escolher o que for mais rentável para você, de acordo com o seu perfil!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

taxa-selic-a-6-ao-ano-o-que-muda-na-sua-vida

1 de agosto de 2019

Após 16 meses, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 6,5% para 6% ao ano. O novo corte coloca a taxa básica de juros da economia brasileira no menor patamar histórico desde 1999. A redução ficou dentro das expectativas dos especialistas que esperavam […]

video-como-escolher-seguros

26 de julho de 2019

O mercado de seguros oferece diversas opções para proteger seus bens. Se você acabou de comprar um carro, um celular ou quer ficar protegida em eventuais acidentes em casa, mas tem dúvidas sobre como escolher e contratar um seguro, você está no lugar certo. Listamos algumas dicas para te ajudar a selecionar o melhor seguro. […]

17 de julho de 2019

A rentabilidade é uma dúvida frequente das investidoras, mas agora que você sabe o que é CDB, LCI, LCA, CDI, e também já aprendeu tudo sobre Tesouro Direto e Tesouro Selic, chegou a hora de descobrir como comparar a rentabilidade do seu investimento. O primeiro ponto a entender é que enquanto o Tesouro Selic e […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas