Por uma São Paulo mais barata

16 de abril de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

É uma delícia sair para comer fora, né? Assim nos divertimos, experimentamos algo novo e não precisamos nos preocupar como o menu, preparo e depois a limpeza de tudo que sujou. Fora que é uma delícia fazer um programa a dois ou com uma turma e se arrumar para sair!

O problema é que o custo de vida (principalmente nas metrópoles) está cada vez mais alto. São Paulo é considerada a 10ª cidade mais cara do mundo, segundo a Consultoria Mercier, então a gente sabe – e bem – como os preços só vem aumentando.

A inflação de serviços (que mede o avanço de preços de restaurantes, aluguel, entre outros) mostra isso bem: segundo o IBGE, o índice aumentou 8,37% nos últimos 12 meses. Esse resultado é bem maior do que a inflação medida pelo IPCA, de 6,59%. Para ter uma noção básica de como a inflação está aumentando em diversas cidades, acesse o site Custo de Vida e confira a relação.

E não precisa ir muito longe para comparar isso. Dependendo da região de uma cidade, o mesmo produto tem diversos preços. Exatamente por isso e pelos valores supervalorizados que paulistanos decidiram denunciar. O resultado disso são os sites Boicota SP e SP Honesta.

O Boicota SP é um site de denúncia, não de reclamação. Aqui o cliente divulga o preço exorbitante que está pagando em um produto e eles divulgam. Claro que isso gerou um rebuliço e muitos comentários na internet. Já o SP Honesta divulga lugares que cobram um preço justo. Nesse site, é divulgado o endereço, o preço do produto, foto e tem até um mapinha indicando como faz para chegar no local.

Ambos sites tem o mesmo propósito: reduzir o preço abusivo que os consumidores paulistanos pagam. E tem de tudo, desde omelete que custa R$ 36 (!) até longneck de cerveja que custa R$ 8. Isso motivou um movimento na internet de denúncia. Quem sabe dessa forma os lugares reduzem os preços e a vida fique um pouco mais light…

Já pagou um preço abusivo num produto? Conte pra gente!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

carnaval-gastar-dinheiro-orcamento-como-economizar-01

11 de fevereiro de 2019

Dá para viajar no Carnaval, ir para os blocos, curtir com as crianças e ficar com o orçamento na azul! Duvida? A primeira dica é planejar. Veja as outras!

atividades-para-criancas-sem-dinheiro

30 de janeiro de 2019

Caça ao tesouro é apenas uma das atividades para crianças que você pode fazer em casa sem gastar dinheiro. Conheça outras e não passe perrengue nas férias!

como-economizar-dinheiro-fazer-compras 01

25 de janeiro de 2019

Saber como economizar dinheiro não é só pesquisar preços: você PRECISA se fazer essas 4 perguntas básicas. A primeira: vale a pena? Conheça as outras!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas