Preciso de mais de um cartão de crédito?

19 de fevereiro de 2018 - Por

preciso-de-mais-de-um-cartao-de-credito-01

quem ama, compartilha!

Em sua carteira existem quantos cartões de crédito? Dois? Três? Agora tire um tempo para repensar seu orçamento (se precisar de uma ajudinha, dá um pulo aqui) e responda a pergunta: será que você realmente precisa ter mais de um cartão de crédito?

O cartão de crédito tem, sim, suas vantagens: você pode parcelar o que não poderia comprar à vista, ganha milhas, tem a possibilidade de recorrer a ele quando surge alguma despesa imprevista. Porém, nem tudo que reluz é ouro! A não ser que você tenha um perfil de mulher bem organizada com suas contas, o risco de entrar no descontrole financeiro é grande.

Quero mais de um cartão de crédito, e agora?

Se a sua opção é permanecer com mais de um cartão, é bom ficar atenta a alguns cuidados para não ter surpresas desagradáveis:

preciso-de-mais-de-um-cartao-de-credito-02

  • O primeiro deles é ajustar as datas de vencimento da fatura nas proximidades do dia em que você recebe seu salário, porém com uma margem de segurança para não correr o risco de ficar em maus lençois no caso do seu pagamento atrasar.
  • É importante não deixar a fatura com o vencimento muito longe da data em que você recebe para que não haja o risco de você gastar o dinheiro com outras despesas e ficar com pouca grana na hora de quitar sua fatura.
  • Com uma taxa de juros média de 334,6% ao ano*, ninguém está interessada em ficar endividada com o cartão de crédito, não é mesmo? O ideal é que você quite a fatura sempre sem atrasos.
  • Procure não deixar que o banco eleve demais o seu limite, para que não caia na cilada de gastar mais de 50% da sua renda, afinal, nunca sabemos quando um imprevisto pode aparecer. É melhor você acostumar-se com um limite mais modesto do que novamente correr o risco de ficar endividada.

Quando não ter mais de um cartão de crédito

Se você consegue seguir esses cuidados à risca, é possível que consiga manter mais de um cartão de crédito sem problemas. Mas se este não for o seu caso e você já tiver passado por situações de sufoco para quitar suas faturas, não deixe que a dívida chegue! Cancele um deles e redefina seus gastos para viver com o limite de crédito mais reduzido.

*segundo dados divulgados pelo Banco Central em 29/01/2018. 

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

cadastro-positivo-verdades-e-mentiras-sobre-o-banco-de-dados

11 de novembro de 2019

Consumidor receberá notificação sobre a inclusão de suas informações no Cadastro Positivo. É possível sair do banco de dados. Leia mais.

vício-em-cartão-de-crédito-pode-arruinar-sua-vida-financeira

8 de novembro de 2019

O vício de compras parceladas no cartão de crédito pode te deixar com a conta no vermelho. Saiba como organizar sua vida financeira.

7-otimos-motivos-para-nao-emprestar-o-cartao-de-credito

25 de outubro de 2019

Emprestar o cartão de crédito pode deixá-la com o nome sujo e na malha fina da Receita Federal. Além de abalar as amizades. Saiba como fugir dessa cilada!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas