Quais os benefícios do controle financeiro na sua vida?

19 de fevereiro de 2020 - Por

quais-os-beneficios-do-controle-financeiro-na-sua-vida

quem ama, compartilha!

Quando se trata do seu bolso, são inúmeras as vantagens de praticar o controle financeiro. Saber para onde seu dinheiro está indo, manter o domínio dos seus hábitos de consumo, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo e acompanhar seu progresso para alcançá-las, são ações que podem ajudá-la a economizar, cortar gastos, pagar dívidas e investir para construir seu patrimônio e realizar sonhos.

A Ellevest – plataforma de investimentos com foco no gênero – listou algumas vantagens de ter controle financeiro. Veja a seguir.

A vida financeira equilibrada reduz o estresse

Para 65% das mulheres, o dinheiro é a principal fonte de estresse, segundo a pesquisa Bem-estar financeiro para funcionários da PWC. Por outro lado, 77% das pessoas que consideram ter controle financeiro, relatam baixos níveis de estresse e 73% das pessoas com metas financeiras estabelecidas declararam sentir menos estresse também.

O levantamento da Ellevest mostrou que mais do que qualquer outra ação – incluindo trabalho e educação – o ato de poupar dinheiro e investir faz com que as mulheres sintam mais confiança em sua capacidade alcançar seus objetivos financeiros no futuro.

Permite que você ajude outras pessoas

Se você deseja apoiar seus pais na aposentadoria, custear a faculdade dos seus filhos ou lidar com uma emergência médica na família, é fundamental que você tenha uma vida financeira equilibrada. Se você não cuidar do seu dinheiro, não poderá zelar pelas pessoas importantes para você.

Reflete na sua saúde física e mental

Contas atrasadas, dívidas, imprevistos com a saúde e uma demissão inesperada podem te deixar estressada e angustiada se você não tiver dinheiro para resolvê-los. Por isso, quando você desenvolve uma boa relação com o seu dinheiro e tem controle financeiro, fica mais fácil lidar com as eventualidades da vida e, consequentemente, reduzir o impacto na sua saúde física e mental.

A construção de novos hábitos com seu dinheiro pode ainda estimular outras práticas saudáveis, como alimentação adequada, exercícios físicos, entre outros.

Controle financeiro: te ensina priorizar e valorizar o que realmente importa na sua vida

A maioria das pessoas não tem dinheiro disponível para fazer todas as coisas que desejamos. No entanto, quando você tem consciência da sua situação financeira, controle dos seus gastos e objetivos bem definidos, fica mais fácil elaborar um planejamento para alcançá-los. Essa prática ainda te ajuda no autoconhecimento e valorização do que realmente importa para você.

Matéria adaptada do site Ellevest.

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.
Fale comigo! :) carolnogueira@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

saiba-o-que-nao-fazer-com-o-seu-decimo-terceiro-salario

6 de dezembro de 2019

Muita gente usa o 13° salário para pagar as dívidas, ajudar nas contas de final e início do ano. Mas existe um erro comum com esse dinheiro extra que muita gente comete e pode comprometer sua vida financeira. Descubra!

projeto-verao

12 de janeiro de 2018

Cuidar da sua vida financeira com o mesmo emprenho que se prepara para o projeto verão pode trazer bons resultados. Porém, traçar um grande objetivo em pouco tempo não é uma prática saudável e pode atrapalhar seu orçamento futuro.

escola-voce

4 de dezembro de 2017

Na primeira coluna da Natalia Leite, do Escola de Você, ela conversa sobre autoconhecimento, empoderamento e empreendedorismo feminino. Confira!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas