Qual é o seu Custo Efetivo Total (CET)?

21 de maio de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Você sabe o que significa CET? Não, não é a Companhia de Engenharia de Tráfego. A sigla está presente em todas as operações de crédito e significa Custo Efetivo Total. De forma rápida você entende quais são as taxas e encargos cobrados num empréstimo ou financiamento. Segundo o Banco Central, todas as empresas que oferecem crédito aos seus clientes devem informar qual é o valor do CET no ato – inclusive nas propagandas.

Desde março de 2008, todas as instituições financeiras devem deixar claro para seus clientes qual é o Custo Efetivo Total daquela operação. Obrigatoriamente, tem que detalhar quais são os juros cobrados e o que mais está embutido naquela parcela.  Não sabemos, mas todos empréstimos ou financiamentos pagamos taxas de juros, tarifas, seguros, tributos, IOF, entre outras coisas. Aprenda a trabalhar com o valor final, veja se não está pagando caro demais por um empréstimo e se dê bem.

Concorrência
Saber o Custo Efetivo Total de uma operação de crédito possibilita que diversas instituições concorram entre si pelo seu empréstimo. Por isso,  antes de fechar qualquer negócio, o ideal é procurar nos concorrentes. Analise o valor do CET de cada uma e feche o empréstimo ou financiamento com quem for mais vantajoso para você. Nem sempre a taxa de juros baixa é o que deve te atrair mais. Busque mais informações e tome a melhor decisão.

Fique de olho
Uma boa dica que os consultores financeiros dão é para pedir o Custo Efetivo Total com o preço anual e real. Fique atenta se não ofereceram a taxa nominal. Essa nada mais é do que a taxa de juros sem os acréscimos extras. Fique ligada nas letrinhas pequenas e leia o contrato atentamente. Assim evita ser passada para trás e sabe exatamente o que está sendo cobrado de você.

Mais baixo
É a lei de consumo, quanto menor for o preço, mais atraente para o consumidor. Então, quanto menor for o CET, menos você vai pagar. Ao fazer a comparação deste valor entre as concorrentes você vai tomar decisões mais racionais. Detalhar todas as taxas está entre a obrigação da loja e não do cliente. Lute por seus direitos e faça a melhor escolha. Não há problemas em comprar, desde que valha a pena para você.


Entendeu o que é CET?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

10 de julho de 2019

Tente ao máximo não se enrolar pegando dinheiro emprestado, mas se não tiver jeito aprenda como proceder.

26 de junho de 2019

Seu cartão estourou e você ficou perdida. É hora de aprender a negociar sua dívida.

cadastro-positivo

10 de abril de 2019

Agora, todos serão automaticamente incluídos no Cadastro Positivo do Serasa, SPC e afins. Seus dados estão seguros? Quais são as vantagens? Descubra!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas