Qual é o seu Custo Efetivo Total (CET)?

21 de maio de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Você sabe o que significa CET? Não, não é a Companhia de Engenharia de Tráfego. A sigla está presente em todas as operações de crédito e significa Custo Efetivo Total. De forma rápida você entende quais são as taxas e encargos cobrados num empréstimo ou financiamento. Segundo o Banco Central, todas as empresas que oferecem crédito aos seus clientes devem informar qual é o valor do CET no ato – inclusive nas propagandas.

Desde março de 2008, todas as instituições financeiras devem deixar claro para seus clientes qual é o Custo Efetivo Total daquela operação. Obrigatoriamente, tem que detalhar quais são os juros cobrados e o que mais está embutido naquela parcela.  Não sabemos, mas todos empréstimos ou financiamentos pagamos taxas de juros, tarifas, seguros, tributos, IOF, entre outras coisas. Aprenda a trabalhar com o valor final, veja se não está pagando caro demais por um empréstimo e se dê bem.

Concorrência
Saber o Custo Efetivo Total de uma operação de crédito possibilita que diversas instituições concorram entre si pelo seu empréstimo. Por isso,  antes de fechar qualquer negócio, o ideal é procurar nos concorrentes. Analise o valor do CET de cada uma e feche o empréstimo ou financiamento com quem for mais vantajoso para você. Nem sempre a taxa de juros baixa é o que deve te atrair mais. Busque mais informações e tome a melhor decisão.

Fique de olho
Uma boa dica que os consultores financeiros dão é para pedir o Custo Efetivo Total com o preço anual e real. Fique atenta se não ofereceram a taxa nominal. Essa nada mais é do que a taxa de juros sem os acréscimos extras. Fique ligada nas letrinhas pequenas e leia o contrato atentamente. Assim evita ser passada para trás e sabe exatamente o que está sendo cobrado de você.

Mais baixo
É a lei de consumo, quanto menor for o preço, mais atraente para o consumidor. Então, quanto menor for o CET, menos você vai pagar. Ao fazer a comparação deste valor entre as concorrentes você vai tomar decisões mais racionais. Detalhar todas as taxas está entre a obrigação da loja e não do cliente. Lute por seus direitos e faça a melhor escolha. Não há problemas em comprar, desde que valha a pena para você.


Entendeu o que é CET?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

6-motivos-para-evitar-compras-parceladas-no-cartão

4 de fevereiro de 2020

Compras parceladas podem parecer vantajosas, mas significam um enorme perigo para o seu bolso. Saiba por que é melhor pagar à vista.

cheque-especial-saiba-como-cancelar-o-seu-limite

19 de dezembro de 2019

A cobrança de tarifa de quem não usa o cheque especial está dando o que falar. Veja como cancelar o seu limite de crédito e organizar as finanças pessoais.

cheque-especial-cuidados-apos-a-nova-regra-do-banco-central

5 de dezembro de 2019

Limite de 8% no juros do cheque especial ainda pode ser uma armadilha para quem tem o crédito disponível. Veja os cuidados na hora de utilizar o valor.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas