Qual é o tamanho da sua dívida?

28 de janeiro de 2019 - Por

qual-o-tamanho-da-sua-divida 01

quem ama, compartilha!

Quando você compra desenfreadamente, quem pode estar te esperando lá na frente é uma dívida daquelas – sem falar que o ato de comprar por impulso também pode ser um sinal de alerta de que algo não vai bem no campo emocional.

Para começar, faça uma pequena reflexão: o que está te afligindo? Busque as respostas e vá em frente para eliminar todas as suas dívidas!

O próximo passo é saber qual é o tamanho desta dívida. A maioria das pessoas que estão endividadas não sabem ou preferem evitar ver qual é o tamanho do rombo. Não pode! Saiba que você só vai entender como sair das dívidas se souber quanto está devendo. A partir desse momento é que você vai negociar e conseguir organizar de novo. A seguir, Carol Sandler elaborou um “dividômetro” para você saber qual é o seu nível de endividamento.

Qual é o tamanho da sua dívida?

Baixo: chega até 10% da sua renda.
O que fazer? Por mais que tenha dívidas, você não está encrencada. Faça de tudo para eliminar de vez a sua dívida e ficar sem o fantasma das dívidas.

Médio: chega a mais até 20% da sua renda.
O que fazer? Ligue seu sinal de alerta. Você está no limite. Não compre mais nada parcelado e bole uma estratégia para eliminar a dívida. Assim que conseguir, ao invés de fazer uma nova dívida, faça um investimento!

Alto: mais do que 30% da sua renda.
O que fazer? Não faça mais nenhuma dívida parcelada. Faça uma lista com todas as suas dívidas e quanto está pagando de juros. Se a situação já saiu do seu controle, busque as credoras e renegocie as dívidas. A partir daí, bole uma estratégia para pagar tudo!

Confira nossa playlist para sair das dívidas de uma vez por todas:

Fotos: AdobeStock e TENOR

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

o-que-o-emocional-tem-a-ver-com-as-suas-dividas

18 de setembro de 2019

Um dia ruim no trabalho ou alguma situação que te deixou triste pode ser o impulso para a famosa “terapia de compras” e também, o rombo na sua conta. Diversas pesquisas já comprovaram que pessoas com o emocional abalado têm mais problemas com dívidas no cartão de crédito, empréstimos, controle das finanças, entre outros. Quando […]

voce-passou-do-limite-de-gastos

13 de setembro de 2019

Nada de pânico! Saiba quais são os 7 passos para conseguir voltar a normalidade financeira e se equilibrar.

endividada-nunca-mais-saiba-como-ficar-com-a-conta-sempre-no-azul

4 de setembro de 2019

Sair das dívidas é difícil e exige organização, disciplina e alguns sacrifícios para ficar com a conta no azul. Se você finalmente conseguiu pagar suas dívidas, precisa tomar alguns cuidados para nunca mais ficar endividada. Afinal, não tem coisa mais triste do que quitar todas as pendências, gastar mais do que pode e entrar no […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas