Qual o melhor momento para procurar um coach de carreira?

Qual o melhor momento para procurar um coach de carreira?

Você está em uma fase da vida em que já não ama mais a segunda-feira tanto quanto a sexta-feira e acha que há algo na sua profissão fora daquilo que deseja? Talvez esse seja o momento perfeito para procurar um coach de carreira. A ideia pode parecer inusitada em um primeiro momento, mas este é um profissional que te ajudará a conquistar o sucesso na vida profissional e, de quebra, pode melhorar seus relacionamentos pessoais.

“O coaching de carreira também é dedicado a profissionais que desejam se preparar para novos desafios. A partir de ferramentas específicas, o auxílio de um coach, em alguns casos, pode ser essencial para alcançar metas e objetivos de ascensão no mundo corporativo”, comenta a coach de prosperidade e riqueza Rafaela Generoso.

Para a especialista em RH Sonia Garcia, é comum surgir a insatisfação quando uma profissão foi escolhida no momento em que ainda não existia maturidade ou conhecimento pleno do mercado de trabalho. “Muitas vezes, as pessoas escolhem profissões por tradição familiar ou sofrem influências dos pais. Se esta insatisfação começa a atrapalhar resultados, não traz nenhuma realização no dia a dia e gera uma sensação de estar profundamente infeliz no que faz, este é o melhor momento para repensar a carreira que vai durar por toda vida”, ressalta.

Estar feliz no trabalho importa (e muito)

O trabalho é o lugar onde passamos a maior parte do nosso dia. Por isso, estar feliz em seu ofício conta tanto para o desenvolvimento profissional quanto o pessoal. É importante que ele cause mais benefício do que desequilíbrio em nossas rotinas. E identificar quando a situação se torna insustentável é o primeiro passo para a mudança de vida.

“Geralmente, a profissional recorre ao coaching quando identifica uma impotência para reverter uma situação que lhe desagrada, tem consciência de que suas competências e habilidades não estão bem ajustadas ou não consegue identificar seus valores dentro do que faz. Quando ela deseja obter melhores resultados e crescer na carreira, mas não sabe exatamente o que fazer para conseguir isso, descobre outros segmentos com os quais melhor se identifica”, pontua Sonia.

Demissão também pode ser encarada como oportunidade para uma mudança de vida

Desde o início da crise financeira, a vida do trabalhador brasileiro não está fácil. No último trimestre, o desemprego atingiu 12,2% no Brasil, o que representa 12,7 milhões de pessoas sem trabalho entre os meses de novembro de 2017 e janeiro de 2018. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram divulgados na última quarta-feira (28/2). No quarto trimestre de 2017, a taxa de desemprego foi de 11,8%, um total de 12,3 milhões de brasileiros.

A população ocupada (91,7 milhões) ficou estável em relação ao trimestre de agosto a outubro do ano passado. Porém, em relação ao último semestre de 2017, teve um crescimento de 2,1%, cerca de 1,8 milhão de pessoas. Segundo o órgão, o salário médio do trabalhador ficou em R$ 2.169 em janeiro. No mesmo período do ano passado, o valor era de R$ 2.135.

Ficar sem emprego é assustador em um primeiro momento. Porém, a dica da coach Rafaela é usar esse momento para considerar uma mudança de carreira, investir em outras opções e encontrar a felicidade em outra profissão. “Nesse momento da vida, o coach te ajudará na construção de novos significados, além de ajudar a encontrar novas oportunidades no mundo do trabalho, alinhadas com seus valores pessoais e competências”, aponta.

coach-carreira

Coaching para um up na carreira

Buscar formas de desenvolver habilidades e entrar em uma jornada de autoconhecimento poderá te ajudar a dar um up na carreira e se destacar no mercado de trabalho. “O coach dará suporte para conduzir uma pessoa de um ponto A – em que ela identifica uma necessidade ou insatisfação para uma posição mais equilibrada e satisfatória – a um ponto B. Isso irá trabalhar as fortalezas para adequar em quais oportunidades pode usar melhor suas virtudes e cuidar das vulnerabilidades para reforçá-las”, explica Sonia.

Também é fundamental, neste processo, trabalhar o controle emocional, a postura ética, o bom relacionamento interpessoal em todos os níveis hierárquicos e buscar feedback dos superiores para aperfeiçoar os pontos fracos. “O coach usa técnicas e processos que encurtam caminhos para atingir objetivos, além de reforçar a autoestima e as habilidades. A partir de um trabalho em parceria, o futuro é enfrentado com mais segurança. Geralmente melhora o relacionamento no trabalho, aumenta o desempenho, a administração do tempo e ajuda a controlar o estresse”, complementa.

Hora de se desenvolver na carreira

Depois de todo esse processo de aperfeiçoamento e de reconhecer o que é importante na sua vida pessoal e profissional, chegou o momento de ir em busca do desenvolvimento. Para isso, é importante estar sempre atualizada em treinamentos e especializações que sejam tendências de mercado dentro da sua área.

“Tenha uma visão clara e objetiva do que deseja profissionalmente, conheça bem suas capacitações e habilidades e trace metas para médio e longo prazo. Tenha também um planejamento estratégico com o foco muito bem definido no seu projeto de carreira. Saiba cada etapa que precisa cumprir para atingir este objetivo e o que precisa fazer para executar o passo a passo deste planejamento” aconselha Sonia.

“Tenha metas claras e definidas e mantenha seu foco com ação direcionada e constante para obter resultados de excelência. Se falhar, assuma isso o mais rápido possível e já proponha uma nova solução para o problema. Procure viver em estado de excelência, assim será natural a entrega de resultados incríveis. Procure se conhecer cada vez mais e melhor, através de coaching ou de terapias, para que você possa ser a sua melhor versão”, conclui Rafaela.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Você gostou desse conteúdo?

Gabriella Bertoni

Gabriella Bertoni

Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

close