Quem disse que dinheiro não compra felicidade?

4 de janeiro de 2013 - Por

quem ama, compartilha!

Desde pequenas ouvimos falar que a felicidade não se compra. Quem nunca sonhou em ganhar na loteria para deixar a sua vida perfeita? No entanto, o professor de Harvard Michael Norton descobriu que é possível sim comprar felicidade – o problema é só que estamos gastando do jeito errado. Não são bolsas, sapatos, o último iPhone ou mesmo um carro ou casa nova que vão te trazer felicidade, mas sim tomar uma atitude mais altruísta com seu dinheiro.

Ele estudou o comportamento de vencedores na loteria e descobriu que quando as pessoas ganham uma bolada de uma só vez, elas tendem a gastar tudo logo e contrair dívidas. Ao mesmo tempo, todo mundo ao seu redor passa a lhe pedir dinheiro. Segundo Norton, se, ao invés de gastar tudo com nós mesmos, usássemos uma parte do dinheiro com outras pessoas, esta seria uma forma fácil de encontrar felicidade.

Ele realizou uma pesquisa na qual distribuiu dinheiro para pessoas na rua e pediu para um grupo gastar o dinheiro consigo mesmo, enquanto outro grupo foi direcionado para gastar aquilo com outros. No fim do dia, Norton descobriu que quem gastou o dinheiro com outras pessoas ficou mais feliz, enquanto quem que gastou o dinheiro consigo não ficou mais feliz por causa daquilo. Nem mesmo a diferença dos valores distribuídos ou na forma de gastar tiveram algum impacto: com mais dinheiro ou menos dinheiro, quem gastou com o outro se deu melhor.

Quem pagou um café para um colega se sentiu de fato mais feliz do que quem tomou um café com aquele dinheiro. Bacana, não é?

Então clique aqui para assistir aqui a palestra!

Você gostou? Costuma ajudar alguma instituição social? Ama dar presentes? Conte nos comentários?

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

carolinaruhman
Carol Sandler
Carol Sandler é fundadora do Finanças Femininas, a maior plataforma online do Brasil de empoderamento feminino através da educação financeira. Apresenta o quadro "Carol, cadê meu dindin" semanalmente no programa SuperPoderosas, da TV Band. Autora do livro "Detox das Compras (Saraiva, 2017) e coautora do livro “Finanças Femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), junto com o economista Samy Dana. Estudou Jornalismo na PUC-SP e Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris. Colunista do site da revista CLAUDIA e do portal Tempo de Mulher.

Leia em seguida

sinais-de-que-voce-pode-ser-demitida-em-breve

15 de fevereiro de 2019

Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.

celebridades-empreendedoras-giovanna-antonelli

30 de janeiro de 2019

Além dos holofotes, celebridades como Ana Hickmann, Giovanna Antonelli e Gisele Bündchen empreendem e cuidam de suas empresas. Conheça-as!

perfeccionismo-no-trabalho-perfeccoinista-carreira 01

16 de janeiro de 2019

ATENÇÃO: o perfeccionismo pode estar atrapalhando sua carreira. Veja dicas práticas para deixar de ser tão perfeccionista e decolar no trabalho!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas