Reality para empreendedores ajuda a melhorar resultados financeiros

6 de outubro de 2015 - Por

reality-show-empreendedores

quem ama, compartilha!

As circunstâncias do nascimento de uma empresa podem ser bem variadas. Há quem tire um plano de negócios do papel por ter isso como um sonho desde sempre, outros podem ter a iniciativa de liderar uma empresa por necessidade e alguns também por acreditar que esta seja a melhor alternativa para substituir um emprego desagradável. Em geral, 8 a cada 10 brasileiros têm vontade de empreender.

O sucesso do empreendimento, no entanto, depende de muita visão estratégica para a gestão. Levantamento feito pelo Sebrae-SP mostrou que as principais causas do fechamento de empresas nos primeiros cinco anos são falta de planejamento prévio, gestão empresarial e o comportamento dos empreendedores. O resultado não é de se espantar, tendo em vista que muitas vezes a euforia para montar um negócio de sucesso pode superar a racionalidade para fazer o empreendimento funcionar.

Neste sentido, a dica para quem tem um empreendimento aberto ou tem planos para fazer isso, é conhecer o Impulso Digital. O projeto consiste em um reality show online para acompanhar a trajetória de um empreendedor, com o objetivo de auxiliá-lo a melhorar a gestão do próprio negócio e encontrar as ferramentas adequadas para promover a atividade e melhorar os resultados. Quem acompanha o projeto sai ganhando por poder ter acesso ao material que é passado ao personagem do programa, através e-books, textos e vídeos.

O Finanças Femininas conversou com o Alcyr Neto, empreendedor que está recebendo mentoria do projeto, e com Márcio Iavelberg, um dos mentores que o acompanhou na parte de controle financeiro do empreendimento.

Alcyr Neto tem 35 anos, é empresário e dono da loja Empório do Lazer, especializada em artigos para diversão no lar. Ele conta que a equipe do Impulso Digital entrou em contato com ele para propor a participação no projeto e a ideia veio bem a calhar, tendo em vista que o negócio passava por uma fase de desorganização e de falta de conhecimento. “Tinha muita dificuldade de fechar os números, lidar com planilhas e entender realmente o que sobrava no fim do mês! Tive muita ajuda nesta parte, o que me ajudou a entender meus custos e enxugá-los”, conta.

impulso-digital

O mentor Márcio Iavelberg avalia que o projeto ajudou o empreendedor a aprimorar as habilidades que ele já tinha, tendo em vista a bagagem de conhecimento que foi acrescentada. “O Neto é um vendedor nato e muito apaixonado pelo que faz. Faltavam alguns conhecimentos e controles financeiros, para que ele pudesse conhecer seus números: custos, margens por produto, resultado em cada canal de venda (lojas físicas e e-commerce)”, comenta.

O empreendedor relata que aprendeu a reduzir custos, gerenciar melhor o estoque e comunicar-se melhor com cliente, ou seja, encontrou meios de tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Mais além do case do empresário auxiliado pelo reality, o mentor fala também sobre a forma como o projeto tem potencial para auxiliar empreendedores, principalmente neste momento de crise econômica no país. “Esse programa não é simplesmente informativo, de sair com informações e conselhos. Ele traz mudanças nos hábitos de gestão. O empresário aprende a pensar de maneira mais eficiente, visando resultados. E, conhecimento e mudança de hábito se leva para a vida toda. Em tempo de crise, quando o mercado fica mais nervoso e o dinheiro “some”, o empresário, necessariamente, precisa pensar diferente de como sempre pensou”, finaliza.

Se você também quer conhecer mais sobre o Impulso Digital e entender como o conhecimento compartilhado pode ser aplicado ao seu negócio, vale a pena consultar o acervo do projeto.

Fotos: Shutterstock

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

sinais-de-que-voce-pode-ser-demitida-em-breve

15 de fevereiro de 2019

Todos estão sujeitos a serem demitidos. Mas como saber se o seu emprego está na reta? O primeiro sinal de demissão é são os feedbacks ruins. Veja outros.

celebridades-empreendedoras-giovanna-antonelli

30 de janeiro de 2019

Além dos holofotes, celebridades como Ana Hickmann, Giovanna Antonelli e Gisele Bündchen empreendem e cuidam de suas empresas. Conheça-as!

perfeccionismo-no-trabalho-perfeccoinista-carreira 01

16 de janeiro de 2019

ATENÇÃO: o perfeccionismo pode estar atrapalhando sua carreira. Veja dicas práticas para deixar de ser tão perfeccionista e decolar no trabalho!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas