Recebeu um aumento? Faça um projeto para melhorar sua qualidade de vida

24 de junho de 2014 - Por

como melhorar a qualidade de vida

quem ama, compartilha!

Depois de muito esforço e paciência, você finalmente ganha aquele aumento pelo qual tanto batalhou. Com um contracheque mais gordo, qual o seu primeiro pensamento sobre o que fazer com a quantia extra de dinheiro? É bem provável que, agora que pode contar com a grana extra, você já pense logo em trocar de carro, reformar a casa ou trocar seus eletrodomésticos. O banho de lojas, claro, entra também nessa lista de “novas necessidades”.

Bom, por mais que pareça “surreal” o que vamos falar agora, tire um momento para pensar a respeito do assunto. E se você continuasse mantendo o mesmo padrão de vida, mesmo com o salário mais alto? De imediato, você pode até pensar que isso não faz sentido, tendo em vista que todas nós batalhamos para melhorar nosso padrão de vida.

É justamente ai que mora um certo equívoco. Estamos acostumadas a pensar em “melhorar” a vida com gastos imediatistas. Não adianta, o mundo sempre vai nos estimular a gastar mais. Estamos cercadas de incentivos para constantemente abrir a carteira. A questão é que esse é o jeito mais fácil de você querer sempre mais e nunca se dar por satisfeita.

O nosso intuito é tentar lhe mostrar que é possível pensar em uma forma de otimizar os gastos com o seu dinheiro e buscar um padrão de vida melhor e mais duradouro.

Contenha os gastos

Em vez de trocar eletrônicos, mudar de carro ou renovar seu guarda-roupas, procure manter a sua vida como estava antes do aumento e poupe o dinheiro extra. Aproveite este momento para estudar novos investimentos, que te garantam rentabilidade melhor.

A partir do momento em que você começa a fazer mais dinheiro não somente através do que vem do seu contracheque, com o tempo a dependência do salário pode diminuir. Com o o dinheiro da renda garantido, você pode até considerar mudar para um emprego que não lhe pague tanto, mas que lhe dê mais prazer e satisfação. Aproveite o bom momento financeiro para consolidar dias futuros mais tranquilos e satisfatórios.

como melhorar a qualidade de vida

Invista em funcionalidade

Já que agora você ganha um dinheiro a mais, vale a pena estudar pagar por alguns serviços para facilitar sua vida e lhe garantir mais tempo. Se antes você tirava alguns dias do mês para limpar a casa, contrate uma faxineira. Se desdobrava para trabalhar e cuidar dos filhos pequenos ao mesmo tempo, talvez seja o momento de dividir essa tarefa com uma babá.

Ganhando mais tempo, você tem espaço para investir em si mesma, seja buscando momentos de lazer (afinal não dá para viver só de trabalho e do lar, né?) ou em alguma especialização em uma área de atuação que te agrade. A gente sempre reclama que não tem tempo para tocar nossos projetos, não é ? Então tornar sua vida mais funcional vai fazer com que este tempo apareça.

Diversifique seus investimentos

Se a ideia é fazer com que seu dinheiro trabalhe para você, manter os investimentos diversificados é uma forma de garantir a sua segurança. Quando você mantem todo seu dinheiro aplicado em apenas uma opção de investimento, fica sujeita a sofrer um revés mais significativo se as mudanças de mercado desfavorecerem a rentabilidade do seu ativo. Por outro lado, se você mantem uma carteira diversificada, tem a possibilidade de compensar as perdas com outras aplicações.

 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Financas Femininas
Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

Leia em seguida

livros-educacao-financeira-investimentos 01

23 de abril de 2019

Além de gostosos de ler, esses livros de educação financeira e investimentos podem revolucionar o jeito que você cuida do seu dinheiro. Descubra quais são!

ficar-rica-habitos-que-deixam-pobre

11 de abril de 2019

O primeiro passo para enriquecer é não gastar tudo o que ganha. Carol Sandler conta quais são os outros hábitos que te deixam mais pobre!

como-ganhar-dinheiro-precificar-ovos-de-pascoa

5 de abril de 2019

O primeiro passo para ganhar dinheiro vendendo ovos de Páscoa é precificar direitinho – e isso começa com um cálculo simples e fácil. Aprenda-o aqui!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas