Reconhecimento profissional: 7 dicas para se destacar nos negócios

4 de agosto de 2017 - Por

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Se o reconhecimento profissional é importante quando se é colaboradora em uma empresa, imagine quando você é empreendedora e precisa levar seu negócio adiante com suas próprias forças. Diante de tanta concorrência, destacar-se não é apenas uma questão de trabalhar duro, mas, também, de tomar atitudes assertivas. As dicas a seguir lhe ajudarão a levar seu negócio – e você mesma – a outro patamar.

1. Posicione seu negócio

Para que uma marca seja forte, ela precisa ter um posicionamento firme – o que nada mais é do que o local que sua empresa ocupa na mente do cliente e as ideias que são associadas à sua marca. Isso exige uma boa dose de autoconhecimento, reflexão e pesquisa. Pense: o que torna seu negócio único? Este é um bom ponto de partida.

2. Busque resultados

Para ser reconhecida, é preciso mostrar a que veio. Agora que você já pensou em um bom posicionamento, terá mais armas para planejar ações que trarão resultados sólidos para sua empresa. Trabalhe para valer e se orgulhe de cada conquista.

3. … E fale sobre eles

De que adianta colher frutos incríveis se só você e sua equipe ficam sabendo? Infelizmente, muitas mulheres têm receio de falar sobre o assunto com medo de parecerem arrogantes, ou por associarem a atitude à falta de humildade. Porém, não há nada de errado em enaltecer suas conquistas para outras pessoas, especialmente potenciais clientes. Quantifique seus resultados e conte-os: isso reforçará sua credibilidade e a fará ser reconhecida.

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4. Trabalhe sua imagem

Já ouviu falar em Personal Branding? “Cada vez mais o público quer saber quem está por trás das marcas”, resume a coach de imagem e reputação Nathana Lacerda. Isso acontece porque, para um cliente, é muito mais fácil se conectar a uma pessoa do que a uma empresa. Essa é a hora de se colocar sob os holofotes – afinal, você também é uma marca.

5. Aposte na presença online

Uma das maneiras mais eficientes de trabalhar tanto sua marca pessoal quanto a de sua empresa é estar presente na internet. Vale a pena ter uma boa estratégia de mídias sociais, assim como um site com domínio “.com.br”, que passa uma imagem de credibilidade maior. Se possível, tenha um blog e escreva sobre assuntos relacionados ao seu negócio – assim, sua marca sempre estará na mente de potenciais clientes que procurarem pelos temas que são de sua expertise no Google.

6. Capriche no networking

Nunca se sabe de onde virão as oportunidades. Por isso, é importante construir relacionamentos profissionais, seja com potenciais clientes ou parceiros. Atente-se para que os laços sejam genuínos, afinal, é fácil identificar quem se aproxima apenas por interesse.

7. Coloque-se na mídia

Apesar do advento dos blogs e canais do YouTube, a mídia tradicional ainda tem uma força gigantesca quando o assunto é dar credibilidade e autoridade a uma marca, empresa ou empreendedora. “Mas é preciso entender em quais veículos vale a pena estar”, orienta Nathana. Pesquise sites, revistas e jornais que possam se interessar pelo seu trabalho e coloque-se à disposição para entrevistas. Se você tem uma marca de cosméticos, por exemplo, considere mandar um exemplar de seus produtos para jornalistas de beleza, falando mais sobre sua marca e por que ela é interessante para as leitoras.

Fotos: Shutterstock

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Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

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