Rede Quilomba: cooperação estratégica para geração de riquezas entre afroempreendedoras

28 de junho de 2018 - Por

afroempreendedorismo-quilomba

quem ama, compartilha!

*Mônica Costa

Compondo mais da metade dos afroeemprendedores – que já são maioria no Brasil, segundo IBGE –, as mulheres negras têm encontrado no empreendedorismo uma oportunidade para se livrar dos subempregos e garantir o próprio sustento e dos familiares.

Apesar de termos capacitação elevada, ainda nos faltam conhecimentos sobre as burocracias do mundo corporativo. Por isso, muitos empreendimentos que podem ser promissores, patinam, mas quase não saem do lugar por falta de assistência, capacitação ou crédito.

Pensando nesta realidade e considerando as próprias experiências, três empreendedoras negras – Ignez Bacelar, administradora financeira e criadora da marca Makida Moda Afro, Erika Damasceno, Psicóloga e fundadora da ERX Consultores empresariais, e a maquiadora profissional e também administradora de empresas Janaina Reis, se uniram para formar a Rede Quilomba: um espaço onde mulheres negras poderão pensar juntas em maneiras de gerar riquezas para os seus negócios e em novas habilidades para a abertura e consolidação dos empreendimentos.

“Nos inspiramos no verbo aquilombar-se que significa ato de reunir-se, de lutar pela garantia da sobrevivência física, psíquica e social”, explica Ignez Bacelar.

“Nós fomos do ambiente corporativo e passamos a empreender por dificuldades que enfrentamos. Podemos transmitir nossa experiência e ajudar outras mulheres a trilharem seus caminhos sem passar pelos mesmos tropeços”, completa a empreendedora.

A Rede Quilomba quer promover a capacitação em técnicas de gestão, fortalecer a confiança nas relações e estimular o compartilhamento de propósitos, estimular o black money, contribuir para a geração de riqueza dos empreendimentos liderados por mulheres negras e ampliar as parcerias com outros coletivos de promoção do empoderamento da comunidade negra.

O objetivo da rede é fortalecer projetos já existentes, como a plataforma Afrobusiness, Rede de Profissionais Negros, Mulheres do Brasil e Consulado da Mulher. “Seremos um braço dessas entidades e vamos auxiliar na conexão entre todos os projetos”, reforça Bacelar.

mulher-negra-negocios

A Rede Quilomba foi lançada no dia 23 de junho, no Unibes Cultural de São Paulo, e contou com a presença de muitas mulheres negras já em destaque em suas áreas de atuação, como Patrícia Santos, da Empregueafro, Fernanda Ribeiro da Afrobusiness, Sthepanie Ribeiro, ativista e colunista da Revista Claudia e Rachel Maia, ex- Ceo da Pandora.

No evento também foi apresentado um projeto de capacitação que vai promover a aceleração do negócio de 20 mulheres que serão selecionadas até o fim de julho. O projeto terá duração de seis meses com encontros quinzenais onde serão compartilhados conhecimentos sobre liderança, marketing, jurídico e outros temas importantes para a consolidação de um negócio.

“Estamos amparadas pela força da mulher negra, pela fé e majestade das nossas ancestrais e este é só o começo de uma grande rede”, assegura Bacelar.

Este é o nosso maior desejo.

*Mônica Costa é jornalista, mãe de um garoto de 14 e de uma menina de 7 anos. Estudiosa de educação financeira e curiosa sobre a condição da mulher negra e o capital.

Fotos: Fotolia

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Mônica Costa
Mônica Costa

Leia em seguida

empreendedorismo-consumo-consciente (1)

6 de dezembro de 2018

Com a criação da marca Tereza, detentas da Penitenciária Feminina II de Tremembé têm a chance de uma vida nova durante o regime fechado e depois de cumprir a pena. Conheça!

dicas-de-renda-extra-no-verao 01

20 de novembro de 2018

Seja na praia ou na cidade, fim de ano é uma boa época para vendas. Conheça a história de três mulheres que viram na alta temporada uma forma de ganhar dinheiro extra.

curso-online-empreendedorismo(2)

19 de novembro de 2018

Antes de se arriscar no empreendedorismo, é importante buscar conhecimentos para administrar a sua empresa. Conheça 6 opções de cursos gratuitos online e empreenda já!

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas