Redes sociais dizem muito sobre seu perfil de consumo

14 de abril de 2014 - Por

Redes sociais dizem muito sobre seu perfil de consumo

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*Prestum Seguros

Usa demais as redes sociais? Redobre a atenção quanto às publicações. Algumas entidades financeiras já usam as mídias sociais para avaliar solvência do candidato ao crédito.

Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Tumblr; as mulheres dominam as redes sociais. Segundo pesquisa publicada no site Finances Online, as mulheres também interagem mais com as marcas e compartilham mais notícias. Isso quer dizer que o coletivo feminino pode exercer grande influência na mídia, mas será que tanto engajamento só tem o seu lado positivo? Parece que não é bem assim.

A superexposição pode refletir de maneira negativa no trabalho ou até mesmo na hora de solicitar um crédito. O Wall Street Journal publicou recentemente uma matéria na qual cita algumas empresas de crédito americanas que estão lançando mão das plataformas sociais para avaliar a solvência dos candidatos ao crédito. Em geral, estas entidades mesclam informações fornecidas pelo próprio cliente com dados coletados em redes sociais como Twitter e Facebook. O portal Prestum foi averiguar se esta prática também tem adeptos no Brasil e o resultado você confere abaixo.

Redes sociais dizem muito sobre seu perfil de consumo

Redes Sociais x Crédito no Brasil

Se este sistema está sendo utilizado no Brasil, as entidades ainda estão tímidas na divulgação. A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) afirmou que cada instituição possui uma política de crédito e que o ideal seria entrar em contato com os agentes financeiros. Procurados pela reportagem de Prestum o banco Itaú afirmou que este mecanismo não é usado pela entidade para aprovação de crédito. Outras entidades também foram contactadas, mas o portal não obteve resposta até o momento da publicação.

Na opinião do advogado Henry Magnus, um dos sócios do Escritório Assis e Mendes, não há violação a nenhuma norma constitucional ou lei federal a utilização das informações contidas nestas páginas para as empresas ou pessoas físicas avaliarem a credibilidade das pessoas ou empresas que estão para concluir negociações, servindo como um mecanismo de segurança e prevenção quanto a futuros prejuízos.

“As empresas apenas devem se atentar a não utilizar referidos dados de forma a desabonar e ocasionar dano a honra e imagem dessas pessoas, do contrário poderão responder, cível e criminalmente, pelos danos ocasionados”, afirma Magnus.

Já na opinião do advogado Aloísio Pereira Coimbra Junior, especialista em Direito Digital, este tipo de consulta tende a aumentar daqui pra frente, pois os usuários refletem muito suas vidas, seus hábitos, suas conquistas nas redes sociais e as empresas vão procurar se acautelar de possíveis prejuízos, principalmente, através das publicações que informem conquistas (compra de imóveis, automóveis, entre outros).

“Com estas informações as empresas de crédito financeiro, poderão descobrir outras possíveis garantias do crédito concedido, no caso de inadimplência das obrigações assumidas”, conclui Coimbra.

Ainda que não exista registro oficial desta prática no Brasil, por via das dúvidas, se precisar de um crédito tenha os seus perfis sociais bem cuidados. Para as redes sociais também vale a máxima da etiqueta: “Menos é mais”.

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