Renda fixa: saiba como comparar a rentabilidade do seu investimento

17 de julho de 2019 - Por

quem ama, compartilha!

A rentabilidade é uma dúvida frequente das investidoras, mas agora que você sabe o que é CDB, LCI, LCA, CDI, e também já aprendeu tudo sobre Tesouro Direto e Tesouro Selic, chegou a hora de descobrir como comparar a rentabilidade do seu investimento.

O primeiro ponto a entender é que enquanto o Tesouro Selic e CDB têm incidência de Imposto de Renda, LCIs e LCAs são isentas. Portanto, haverá impacto na sua rentabilidade, mas não significa que toda LCI é mais vantajosa que CDBs, por exemplo.

Nos investimentos pós-fixados, cuja rentabilidade é conhecida apenas no final da aplicação, existe um cálculo para estabelecer a previsão da sua rentabilidade, considerando que o cenário econômico permaneça o mesmo no resgate do investimento.

Rentabilidade do Tesouro Selic

O Tesouro Selic tem a rentabilidade atrelada à Taxa Selic, que hoje é de 6,5% ao ano. Para chegar à rentabilidade líquida, é necessário descontar todas as taxas e impostos, o que depende da corretora que você investe e do tempo que você deixou a aplicação rendendo.

Outro fator que vai afetar a sua rentabilidade é o prazo da aplicação. Quanto mais tempo, menor a alíquota que vai incidir sobre a rentabilidade.

Quer aprender como comparar a rentabilidade dos demais investimentos? Assista o vídeo da Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e coach financeira.

 

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Carol Nogueira
Carol Nogueira
Repórter do Finanças Femininas, fã de David Bowie e John Coltrane. Passa o tempo livre pesquisando textos da Sylvia Plath e assistindo séries na Netflix.

Leia em seguida

quais-os-melhores-titulos-do-tesouro-direto-para-investir

3 de setembro de 2019

No passado os títulos do Tesouro Direto eram aquela sopa de letrinhas do NTN-F, LTN, NTN-B e ficava difícil de compreender. Atualmente, os nomes estão bem mais amigáveis e existem duas categorias principais do Tesouro Direto: os títulos prefixados e os pós-fixados. Nos títulos prefixados, já fica definido quanto você vai ganhar na hora do […]

renda-fixa-qual-e-o-jeito-certo-para-investir-em-cdb-e-lci

29 de agosto de 2019

Para quem tem um perfil de investimento mais conservador, as duas opções são excelentes. Saiba o que fazer em cada um dos casos.

vale-a-pena-aplicar-sempre-no-mesmo-titulo-do-tesouro-direto

20 de agosto de 2019

Você já sabe que é importante investir todos meses para ter bons rendimentos no futuro. Contudo, muitas investidoras de primeira viagem ficam na dúvida se devem aplicar seu dinheiro sempre no mesmo título do Tesouro Direto, ou arriscar e investir em outra modalidade. Se você segue o modelo de orçamento 50/30/20, utilizado pela Carol Sandler […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas