Ressaca de Carnaval: gastei demais no feriado, e agora?

7 de março de 2019 - Por

carnaval-ressaca-financeira

quem ama, compartilha!

Enquanto comemoramos como se não houvesse amanhã, mal nos ligamos de que a ressaca de Carnaval poderá aparecer na Quarta-feira de Cinzas. O mesmo vale para a vida financeira: se você se planejou corretamente, pode voltar à rotina sem medo! Agora, se você gastou até o que não devia durante o feriado, pode se preparar para a dor de cabeça – e não terá chá de boldo que lhe salve! A boa notícia é que estamos aqui para lhe ajudar a colocar as finanças em ordem e não deixar a farra prejudicar os demais meses do ano.

1. Contabilize os gastos do Carnaval

O primeiro passo é ver o tamanho do estrago. Respire fundo e liste quais foram todos os gastos que você teve durante o feriado – desde a viagem até aquela cerveja que você comprou no bloquinho. Para tanto, você pode usar a nossa Planilha Amiga do Orçamento, que facilitará a tarefa. É muito importante que você tenha noção de seus gastos, pois só assim poderá organizar suas finanças.

2. Prepare-se para a fatura do cartão de crédito

Dependendo do uso que você fez dele durante o Carnaval, o momento de conferir a fatura fechada pode ser assustador. Por isso, se você perceber que não conseguirá bancar o valor final, esqueça o pagamento mínimo: os juros do crédito rotativo bateram um novo recorde com 486,8% ao ano em janeiro – a maior taxa da série histórica iniciada em março de 2011.

Neste caso, a melhor alternativa é adquirir um empréstimo com taxas de juros mais baixas, como crédito consignado e empréstimo pessoal, trocando uma dívida cara por outra mais barata. Além disso, esqueça que você tem cartão de crédito por um tempo e priorize pagamentos a vista.

3. Se endividou durante o Carnaval?

Calma! Você conseguirá quitar seus débitos ao longo do ano – desde que se organize para isso. Liste suas dívidas com a ajuda do nosso Plano para Quitar Dívidas e organize-se para que as parcelas da dívida não ultrapassem 30% de sua renda líquida. Também é válido renegociá-las junto aos credores. Para entender como quitar suas dívidas de vez, assista ao vídeo que colocamos ao final desta matéria.

Quer ver mais dicas? Então, confira o vídeo a seguir e anote os conselhos da Carol Sandler!

Gostou do vídeo? Clique aqui e veja muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

4. Faça cortes no orçamento e controle os gastos futuros

Assim como acontece em uma ressaca de bebedeira, aqui você também precisará pegar leve com seu bolso por um bom tempo. Para lidar com tantas despesas, é válido fazer um detox nas finanças, analisando o orçamento para ver onde é possível fazer cortes.

5. Planeje-se para o próximo Carnaval

Agora que você conhece as consequências de se jogar na farra sem planejamento, prometa para si mesma que fará tudo certo no ano que vem. Quer viajar? Pesquise preços de passagens e hospedagem com antecedência e junte dinheiro para pagar a vista – assim, você evita dívidas e ainda pode pedir desconto.

Fotos: TENOR

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Ana Paula de Araujo
Ana Paula de Araujo
Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

descubra-como-organizar-as-financas-ganhando-pouco-dinheiro

18 de novembro de 2019

É possível organizar as finanças e poupar para realizar seus sonhos, mesmo ganhando pouco dinheiro. Confira as dicas da collab com o canal Finanças com a Nath.

carol-sandler-reage-a-simpatias-para-atrair-dinheiro

1 de novembro de 2019

A internet está cheia de simpatias para atrair dinheiro e tudo bem ter fé nessas práticas, você só não pode exagerar e esperar um milagre para ficar rica. Confira o segredo para atrair dinheiro de verdade para a sua vida.

o-que-o-spread-bancario-tem-a-ver-com-os-juros-altos-que-voce-paga

6 de setembro de 2019

Você sabia que o culpado por você pagar juros altos no banco é o spread bancário? Há pouco tempo o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu a taxa Selic para 6%. É a menor taxa de todos os tempos. A queda da Selic criou expectativa de que o crédito também ficasse mais […]

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas