Retrospectiva 2018: confira os principais altos e baixos pelos quais passamos neste ano

19 de dezembro de 2018 - Por

retrospectiva-final-de-ano-2019(1)

quem ama, compartilha!

Fim de ano é sempre um tempo de balanço, um período que ficamos um pouco mais reflexivas para avaliar todo o aprendizado que carregamos até aqui. Neste ponto, o sentimento é de gratidão por mais um ano de caminhada junto a vocês, nossas queridas leitoras. Para recarregar as energias e começar 2019 com tudo, a equipe do Finanças Femininas fará uma pausa entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro. Mas antes disso, deixamos abaixo uma breve retrospectiva de alguns momentos importantes que vivemos neste ano:

Por aqui, falamos muito sobre como a independência financeira é a responsável por grandes mudanças na vida das mulheres, inclusive como saída de casos de violência doméstica. Devemos concordar que 2018 foi um ano intenso e de muitos acontecimentos importantes para todos os brasileiros.

Eleições 2018

Essa foi uma das eleições mais turbulentas que passamos no Brasil. Neste período, deixamos aqui nossa contribuição para que todas pudessem votar de modo consciente. Muita gente acabou brigando com a família e não sabe como será o Natal – lembre-se de que você pode economizar mais ainda nesse ano. Brincadeiras a parte, o que esse período mais gerou foi insegurança em relação ao nosso futuro, que começa a ser definido logo depois da virada do ano, com a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Por isso, procuramos entender o que poderá acontecer com a reforma da previdência e quais serão os melhores investimentos nesse cenário. Outra notícia que preocupa a todos é o fim do Ministério do Trabalho: falamos aqui sobre o que esperar e como poderemos nos proteger daqui para frente.

Também debatemos a importância da participação de mulheres negras no poder legislativo e como, através disso, é possível mudar a realidade de diversas regiões brasileiras.

Visibilidade feminina

Esse ano não foi nada fácil para nós, mulheres. Por mais que estejamos no século XXI, ainda precisamos demonstrar a importância do feminismo para as nossas vidas – como quando a jornalista Mariliz Pereira Jorge acusou o movimento feminista de se vitimizar e as inúmeras mentiras que contam sobre o movimento.

Durante 2018, falamos diversas vezes sobre questões ligadas diretamente ao nosso gênero, principalmente em relação à violência que sofremos todos os dias. Não é difícil perceber como o assédio sexual causa riscos à saúde, como hipertensão e depressão. Mas também revelamos mais uma vez que, juntas, somos imensamente mais fortes e podemos lutar contra tudo, como é o caso do movimento #Metoo.

Esse ano também foi de muita reflexão sobre o que é preciso fazer para acabar com a desigualdade salarial e de gênero – algo que começa ainda na infância e é perpetuado nos casamentos, além de atingir, cada vez mais, as mulheres negras. Também falamos sobre como as mães são penalizadas no mercado de trabalho, e ressaltamos que o fim da desigualdade de gêneros daria força à economia mundial.

retrospectiva-final-de-ano-2019(2)

Empreender rumo ao sucesso

Por mais que a economia do País tenha apresentado uma melhora este ano, ainda vivenciamos em um patamar altíssimo de desemprego – esse número é maior entre as mulheres. Por isso, muitas de nós encontram no empreendedorismo uma forma de conseguir gerar renda, como vender flores para ajudar o meio ambiente e promover capacitação técnica para detentas de São Paulo. Como forma de lidar com a discriminação no mercado de trabalho, o empreendedorismo também é o caminho adotado por muitas mulheres negras, como bem mostrou a jornalista Mônica Costa em uma de suas colunas.

Empreender também é uma forma de fortalecer pequenas comunidades e promover o consumo consciente.

Sabemos que esse é apenas o começo de uma longa caminhada que temos pela frente. Que 2019 venha com mais desafios e com muitas mudanças para todas nós. E lembre-se: nós continuaremos aqui para te ajudar a realizar todos os seus sonhos e alcançar seus objetivos financeiros. Desejamos um Natal de muito amor e um ano novo repleto de realizações, equilíbrio financeiro e muito sucesso para todas. Até breve!

Fotos: AdobeStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande um e-mail!

quem ama, compartilha!

Gabriella Bertoni
Gabriella Bertoni
Repórter, produz matérias para o Finanças Femininas. Apaixonada por livros e por contar histórias, é recém-chegada em São Paulo e ainda está completamente perdida, mas adorando a cidade.
Fale comigo! :) gabriella@financasfemininas.com.br

Leia em seguida

economizar_amigo_secreto

7 de dezembro de 2016

De evento em evento, o amigo secreto pode sair mais caro do que o esperado. Confira as dicas para economizar com a brincadeira.

SIGA O INSTAGRAM @financasfemininas